Educação, inclusão sociodigital e o sistema brasileiro de televisão digital
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3339Palavras-chave:
Educação;, TV digital;, Interatividade;, Currículo;, Inclusão digitalResumo
Um dos maiores desafios do Brasil é disponibilizar ao maior número de pessoas o acesso à s tecnologias de informação e comunicação. O artigo apresenta algumas reflexões sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), lançado pelo Decreto 5.820/2006, por meio do qual o governo brasileiro fez uma opção técnica impregnada por pressões políticas. A implantação da TV digital no País foi seguida por inúmeras transformações ao longo do seu percurso, tendo envolvido pesquisadores de diversas áreas, tanto técnicas como sociais, com o objetivo de desenvolver um sistema que atendesse as necessidades da sociedade brasileira, incluindo a conexão à internet. Na perspectiva de inclusão sociodigital que propomos, a televisão digital pode se constituir em um importante elemento da transformação da educação com vistas à formação de cidadãos, e não de meros consumidores, seja de produtos, seja de informações.
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