Orientações pedagógicas: contribuições para atuação de psicólogos escolares no Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4997

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Orientação pedagógica, Psicólogo escolar

Resumo

A literatura aponta mudanças nas concepções e práticas dos psicólogos escolares na direção de uma perspectiva de atuação crítica. O Distrito Federal se destaca nacionalmente pelas políticas públicas voltadas para inserção do psicólogo escolar na Secretaria de Estado de Educação (SEDF). O presente artigo tem como objetivo verificar os avanços apresentados historicamente nas Orientações Pedagógicas (OP), documentos oficiais das SEDF que estabelecem as diretrizes para a atuação da Psicologia Escolar. Foram examinadas as publicações referentes aos anos de 1992, 1994, 2006 e 2010. Os resultados evidenciaram a contribuição dessas normatizações para a ressignificação de concepções e mudanças nas práticas do psicólogo escolar.

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Biografia do Autor

Liliene Alves Veloso da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Pedagogia, Psicologia e Pós- Graduada em Desenvolvimento Humano e Educação Inclusiva- Unb (2011). Atualmente, é mestranda do Programa de pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília- PGPDS/Unb.

Claisy Maria Marinho-Araujo, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Psicologia e Professora Adjunta da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia

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Publicado

14.06.2017

Como Citar

Silva, L. A. V. da, & Marinho-Araujo, C. M. (2017). Orientações pedagógicas: contribuições para atuação de psicólogos escolares no Distrito Federal. Linhas Crí­ticas, 22(49), 685–707. https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4997

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