Intérpretes de sí: narrativas identitarias de jóvenes en conflicto con la ley

Autores/as

  • Nilda Stecanela Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Carmem Maria Craidy Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3929

Palabras clave:

Narrativas de identidad, Escritas de sí, Juventud en conflicto con la ley, Procesos de socialización juvenil, Investigación cualitativa

Resumen

Las reflexiones de este texto son producidas dentro del creciente interés por la juventud como objeto de estudio en investigaciones desarrolladas por las ciencias sociales. Nuestros argumentos se centran en las identidades narrativas de los jóvenes en privación de libertad, producto de investigación realizada en un Centro de Atención Socioeducativa. La intención es poner de relieve los procesos de identidad de una juventud específica, que narra su cotidiano a partir del espacio de confinamiento. Desde una perspectiva microsociológica, las palabras de los jóvenes constituyen materia privilegiada para organización, análisis e interpretación de los datos construidos en el campo, por medio del intercambio de cartas, haciendo resonar sus ecos en las interpretaciones que presentamos.

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Biografía del autor/a

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutora em Educação. Diretora do Centro de Filosofia e Educação e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Coordena o Grupo de Pesquisa no diretório do CNPq “Observatório de Educação da UCS”. Possui três livros de sua autoria intitulados:  “Mulheres e Direitos Humanos: desfazendo imagens (re)construindo identidades”; "Jovens e cotidiano: trânsitos pelas culturas juvenis e pela escola da vida" e “Mulheres e narrativas identitárias: mapas de trânsito pela violência conjugal”. Desenvolve pesquisas sobre os processos de socialização de: jovens em conflito com a lei e com percursos pelo insucesso escolar; e mulheres em situação de violência. Endereço eletrônico: nildastecanela@terra.com.br

Carmem Maria Craidy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Pesquisa no diretório do CNPq “Núcleo de educação, exclusão e violência social: adolescentes em conflito com a lei, meninos de rua e violência nas escolas”. É organizadora dos livros: “Educação nos Presídios do Rio Grande do Sul e Características da População Carcerária” e “Medidas Sócioeducativas da Repressão à Educação - a experiência do PSC/UFRGS”.  Desenvolve pesquisas com ênfase em Educação Infantil e nos processos educativos de jovens em conflito com a lei. Endereço eletrônico: cmcraidy@terra.com.br

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Publicado

2012-09-10

Cómo citar

Stecanela, N., & Craidy, C. M. (2012). Intérpretes de sí: narrativas identitarias de jóvenes en conflicto con la ley. Linhas Críticas, 18(36), 299–318. https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3929

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