Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35202

Palavras-chave:

Motivação para aprendizagem, Educação para cidadania, Relação Comunidade-Escola

Resumo

A pesquisa apresenta o processo de produção de conhecimento de crianças do 2º ano de uma escola da Região Administrativa do Paranoá, DF. O conhecimento geográfico e histórico sobre as localidades das crianças é construído de forma autoral e tem suas vivências como ponto de partida e caminho para um processo de fortalecimento do pertencimento ao território. A pesquisa demonstra que produzir conhecimento por meio do diálogo e de forma participativa permite criar, de forma amorosa e política, a escola do território. Trata-se de uma pesquisa-ação com crianças que têm o estudo do meio como metodologia de aporte prático-teórico.

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Biografia do Autor

Marina de Santana Corrêa, Universidade de Brasília, Brasil

Mestre em educação pela Universidade de Brasília (2020). Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Membro do Grupo de pesquisa Sujeitos, Territórios e a Construção do Conhecimento (GPS). E-mail: marr.unb@gmail.com

Maria Lidia Bueno Fernandes, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa Sujeitos, Territórios e a Construção do Conhecimento (GPS), Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância. E-mail: mlidia@unb.br

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Autor: Erik Alí Castillo Cerecedo. Licença CC BY-NC-ND 4.0

Arquivos adicionais

Publicado

11.05.2021

Como Citar

de Santana Corrêa, M., & Bueno Fernandes, M. L. . (2021). Vivências infantis nos territórios do Paranoá e Itapoã no Distrito Federal. Linhas Crí­ticas, 27, e35202. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35202

Edição

Seção

Dossiê: Participaciones y resistencias de las infancias y juventudes de AL

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