Tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139110

Palavras-chave:

TICs, Práticas pedagógicas, Ensino superior, Sistemas de Informação

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou estudar os discursos de professores a respeito do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em sala de aula, como artefato de suporte pedagógico no Ensino Superior. O corpus empírico contempla falas de 23 sujeitos atuantes em Cursos de Sistemas de Informação de três Instituições de Ensino Superior, da cidade de Rio Branco, Acre. A análise do material empírico indica uma vulnerabilidade formativa que os deixa inseguros para expor aspectos da profissão e elementos que caracterizam suas atuações em aula.

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Biografia do Autor

Breno Cavalcante do Nascimento, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Acre (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (Gepecac). E-mail: prbreno@hotmail.com

Rafael Dias Araújo, Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, MG, Brasil

Doutor em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2017). Professor Adjunto da Faculdade de Computação da UFU - Campus Monte Carmelo. E-mail: rafael.araujo@ufu.br

Francisco Sidomar Oliveira da Silva, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Acre (2018). Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (Gepecac). E-mail: sidomarsilvaczs@gmail.com

Aline Andréia Nicolli, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Professora Associada do Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (Gepecac). E-mail: aanicolli@gmail.com

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Publicado

21.10.2021

Como Citar

Nascimento, B. C. do, Araújo, R. D. ., Silva, F. S. O. da, & Nicolli, A. A. (2021). Tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica no ensino superior. Linhas Crí­ticas, 27, e39110. https://doi.org/10.26512/lc27202139110

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