A pesquisa visual na Educação Ambiental: produção audiovisual como procedimento investigativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202240745

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Linguagem e Educação, Estado do Conhecimento

Resumo

Como parte de um doutorado a ser concluído em 2023, compartilhamos alguns dos primeiros resultados: o estado de conhecimento sobre a prática de pesquisa no campo da Educação Ambiental (EA) referente aos trabalhos que utilizam, como procedimento de investigação, a produção audiovisual. A partir de um estudo que, inicialmente, foi aberto a outros campos do conhecimento, oportunizando o acesso a autores/as, teorias, métodos e temas de pesquisa, damos enfoque ao campo da EA. Concluímos que ele apresenta uma grande lacuna epistêmica sobre o assunto até o presente momento.

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Biografia do Autor

Rachel Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2019). Doutoranda em Educação Ambiental pela FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Ribombo). E-mail: rachelhidalgomz@gmail.com

José Vicente de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (1998). Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Ribombo). E-mail: jvfreitas45@gmail.com

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Publicado

29.03.2022

Como Citar

Hidalgo, R., & Freitas, J. V. de. (2022). A pesquisa visual na Educação Ambiental: produção audiovisual como procedimento investigativo. Linhas Crí­ticas, 28, e40745. https://doi.org/10.26512/lc28202240745

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