Intérpretes de si: narrativas identitárias de jovens em conflito com a lei
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3929Palavras-chave:
Narrativas identitárias, Escritas de si, Jovens em conflito com a lei, Processos de socialização juvenil, Pesquisa qualitativaResumo
As reflexões deste texto são produzidas em meio ao crescente interesse pela juventude como objeto de estudo em pesquisas desenvolvidas pelas ciências humanas e sociais. Nossos argumentos centram-se nas identidades narrativas dos jovens em privação de liberdade, decorrentes de pesquisa realizada num Centro de atendimento socioeducativo. O intuito é dar relevo aos processos identitários de uma juventude específica, que narra seu cotidiano a partir do espaço de confinamento. Numa perspectiva microssociológica, as palavras dos jovens constituem matéria privilegiada para organização, análise e interpretação dos dados construídos no campo, por meio da troca de cartas, fazendo ressoar os seus ecos nas interpretações que apresentamos.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
CHARTIER, Roger. A historia cultural: entre práticas e representações. Trad. de Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Lisboa: Difusão Editorial, 1988.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo: Instituto de Estudos Avançados/USP, v. 5, n. 11, jan./abr.1991.
DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Porto: Afrontamento, 2006.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso.São Paulo: Loyola, 2001.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir:nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2009.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1988.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.
LIMA, Cezar Bueno de.Jovens em conflito com a lei:liberdade assistida e vidas interrompidas. Londrina: Eduel, 2009.
MELUCCI, Alberto. O jogo do eu. São Leopoldo: Ed. da Unisinos, 2004.
______. Vivencia y convivencia: teoría social para una era de lainformación. Madri: Trota, 2001.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa: Biblioteca de Filosofia Contemporânea, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.