A sociolinguística no ensino fundamental: resultados de uma pesquisa-ação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3628Palabras clave:
Educação sociolinguística;, Dialetos sociais;, Contínuo rural-urbanoResumen
Uma investigação em turmas de 5º e 6º anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Juiz de Fora (MG), orientada segundo princípios da Sociolinguística e desenvolvida como pesquisa-ação, demonstrou ser possível levar os alunos a construírem reflexão adequada sobre a heterogeneidade linguística, fator que os predispõe a se interessarem por adquirir os estilos monitorados de oralidade e escrita de sua língua materna. Tomando como referência a proposta de Bortoni-Ricardo (2004) de compreender a ecologia do português brasileiro como um contínuo rural-urbano, foi possível levá-los a reconhecer a diferença lingüística como fenômeno natural, através de análise contrastiva, fundamentada nas suas próprias experiências com amostras de fala das três variedades desse contínuo. Mirando-se no sentido do contínuo, começam a reconhecer o papel da escola e do trabalho com a linguagem como instrumento positivo na ampliação de sua competência linguística.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo:Hucitec, 2006.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística nasala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
______. Nós cheguemu na escola, e agora?:sociolinguística & educação. São Paulo:Parábola, 2005.
______. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola,2008.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002(a 1ª ed. é de 1930).
CONTOS E LENDAS DOS IRMÃOS GRIMM. Trad.: Ãside M. Bonini. São Paulo:Edigraf, 1963. v. 2 (Coleção completa).
KEMMIS, Stephen; MC TAGGART, Robin (Eds.). The Action Research Planner.Melbourne: Deakin University, 1988.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. Trad.: Marcos Bagno, Maria Martha PereiraScher, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.
LABOV, William. Can reading failure be reversed?: a linguistic approach to thequestion. In: GADSEN, V.; WAGNER, D. (Ed.). Literacy Among African-AmericanYouth.Cresskill, NJ: Hampton Press, 1995. p. 39-68.
LABOV, William; BAKER, Bettina. Linguistic component, African-American literacyand culture project. Retrieved June 28, 2002, from the William Labov Web site:htttp/ling.upenn. edu/~wlabov/FinalReport.html.
PERINI, Mário A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2005.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Definição da política linguística no Brasil. Boletim daAbralin, Florianópolis, v. 23, p. 7-17, 1999.
WHEELER. Rebecca S.; SWORDS, Rachel. Codeswitching: tolls of language and cul-tures transform the dialectally diverse classroom. Laguage Arts, [sine loco], v. 81, n. 6,p. 471-480, july 2004.
______. Teaching English in the word. English Journal, Stony Brook University, v. 94,p. 108-112, may 2005.
______. Becoming adept at code-switching. Educational Leadership, Alexandria (VA),v. 65, n. 7, p. 54-58, april 2008.
WOLFRAM, Walt. Repercussions from the Oakland Ebonics controversy. The criticalrole of dialect awareness programs. In: ADGER, Carolyn Temple; CRISTIAN, Donna;TAYLOR, Orlando (Ed.). Making the connection: language and academic achievementamong African American students. Mchenry, IL: Delta Systems, 1999. p. 61-80.
ZÉ DA LUZ. Ai! Se sesse!... In: O sertão em carne e osso. 4. ed. João Pessoa: Acauã, 1988,p. 155. (Prefácio de José Lins do Rego. Apreciação crítica de Manuel Bandeira).
ZÉ DA LUZ. Voz do coração. In: O sertão em carne e osso. 4. ed. João Pessoa: Acauã,1988, p. 135. (Prefácio de José Lins do Rego. Apreciação crítica de Manuel Bandeira).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.