A sociolinguística no ensino fundamental: resultados de uma pesquisa-ação

Autores

  • Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG
  • Lívia Arcanjo do Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG
  • Patricia Rafaela Otoni Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3628

Palavras-chave:

Educação sociolinguística;, Dialetos sociais;, Contínuo rural-urbano

Resumo

Uma investigação em turmas de 5º e 6º anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Juiz de Fora (MG), orientada segundo princípios da Sociolinguística e desenvolvida como pesquisa-ação, demonstrou ser possível levar os alunos a construírem reflexão adequada sobre a heterogeneidade linguística, fator que os predispõe a se interessarem por adquirir os estilos monitorados de oralidade e escrita de sua língua materna. Tomando como referência a proposta de Bortoni-Ricardo (2004) de compreender a ecologia do português brasileiro como um contínuo rural-urbano, foi possível levá-los a reconhecer a diferença lingüística como fenômeno natural, através de análise contrastiva, fundamentada nas suas próprias experiências com amostras de fala das três variedades desse contínuo. Mirando-se no sentido do contínuo, começam a reconhecer o papel da escola e do trabalho com a linguagem como instrumento positivo na ampliação de sua competência linguística.

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Biografia do Autor

Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka, Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2007). Professora Adjunta 1 da Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG. Pesquisa desenvolvida com o apoio da Fapemig

Lívia Arcanjo do Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG

Bolsista de iniciação científica Fapemig

Patricia Rafaela Otoni Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG

Bolsista de iniciação científica

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Publicado

10.04.2011

Como Citar

Cyranka, L. F. de M., Nascimento, L. A. do, & Ribeiro, P. R. O. (2011). A sociolinguística no ensino fundamental: resultados de uma pesquisa-ação. Linhas Crí­ticas, 16(31), 361–376. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3628

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