Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas

Autores/as

  • Silmara de Oliveira Gomes Papi Universidade Estadual de Ponta Grossa ”“ UEPG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545

Palabras clave:

Formação de professores;, Professores iniciantes;, Desenvolvimento profissional;, Abordagem qualitativa;, Materialismo histórico-dialético

Resumen

O trabalho aqui apresentado tem como foco de estudo o tema “Professores Iniciantes”, e procura realizar um balanço das bases teórico-metodológicas utilizadas em algumas pesquisas que se dedicam ao tema. Para seu desenvolvimento foram analisados trabalhos apresentados nas Reuniões da Anped realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007, nos GTs 04, 08 e 14. Após a realização do estudo, foi possível inferir que as referidas pesquisas utilizaram-se prioritariamente da abordagem qualitativa e envolveram diferentes técnicas e formas de análise de dados, sendo que não foram observados, em suas sistematizações, indicativos da abordagem de pesquisa relacionada à perspectiva crítico-dialética apoiada no materialismo histórico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silmara de Oliveira Gomes Papi, Universidade Estadual de Ponta Grossa ”“ UEPG

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, 2004). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ”“ PUCPR. Professora Assistente do Departamento de Educação da UEPG ”“ PR.

Citas

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A jovem pesquisa educacional brasileira. Diálogo Educacional, Curitiba, n. 19, p. 11-24, 2006.

BERNARDO, João. Economia dos conflitos sociais.São Paulo: Cortez, 1991.

BOLÃVAR, Antonio (Org.). Profissão professor:o itinerário profissional e a construção da escola. Trad.: Gilson C. Cardoso de Souza. Bauru: Edusc, 2002.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

GATTI, Bernadete Angelina. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Diálogo Educacional, Curitiba, n. 19, p. 25-35, 2006.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A António (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1995. p. 31-61.

MARCELO GARCÃA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Ed., 1999.

MARIANO, André Luis Sena. A Pesquisa sobre o professor iniciante e o processo de aprendizagem profissional:algumas características. 2005. Disponível em <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 11 jul. 2007.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Princípios didáticos na ação docente: conhecimento como expressão da ação docente. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 43-57.

MARX, Karl. O Capital: livro 1. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, n. 19, p. 37-50, 2006.

SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2009-12-31

Cómo citar

Papi, S. de O. G. (2009). Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas. Linhas Críticas, 15(29), 251–269. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545

Número

Sección

Tema em destaque: Formação de Profissionais da Educação

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.