O meu pé de laranja-lima

uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19956

Palavras-chave:

O meu pé de laranja lima, Romance de Formação, Filosofia e Literatura, Filosofia da Educação

Resumo

Este artigo visa discutir aspectos dos romances de formação (Bildungsromane) a partir da análise das obras autobiográficas de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984): Doidão (1963), O meu pé de laranja lima (1968) e Vamos aquecer o sol (1974). Buscamos como aliadas teóricas algumas comentadoras do tema interdisciplinar que se calca na Filosofia e na Literatura e que embasa nossas investigações, como Barbara Freitag, Cristina Pinto e Wilma Patrícia Maas. As três obras de Vasconcelos podem ser consideradas romances de formação a partir da perspectiva de que os conceitos estão em constante movimento, fazendo com que novas características integrem-se ao formato dos Bildungsromane do século XXI.

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Biografia do Autor

Jordana Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (2016); Licenciada em Artes pelo Claretiano Centro Universitário (2017) e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2011). jordana.designer@gmail.com

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Filosofia pela PUC-RS, em 2004. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas; é professora do Programa de Pós-Graduação, credenciada na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. neivaafonsooliveira@gmail.com

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Publicado

28.08.2019

Como Citar

Corrêa, J., & Oliveira, N. A. (2019). O meu pé de laranja-lima: uma autobiografia de formação (Bildungsroman) em descoberta. Linhas Crí­ticas, 25, e19956. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19956

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