O estágio em educação infantil em meio a pandemia do coronavírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139281

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino emergencial remoto, Experiência escolar

Resumo

O presente texto objetivou relatar o processo de planejamento do estágio obrigatório no curso de pedagogia e apresentar relatos dos estudantes sobre a experiência de cursar o estágio em Educação Infantil num formato remoto emergencial. Para isso, foi sistematizado um relato quanto ao planejamento e desenvolvimento do estágio junto a Educação Infantil, assim como um formulário foi produzido com o auxílio da ferramenta Google e encaminhado a estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Espera-se que os dados apresentados possam contribuir com registros deste momento junto a formação de professores no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Ponce Bellido, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2014). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. E-mail: lucianaponce@ufg.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6888-9940

Referências

Brasil. (2015). Resolução CNE nº. 2 (Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior […]). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil. (2019). Censo da Educação Básica. Ministério da Educação e Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados

Brasil. (2020a). Portaria Ministerial nº 544/2020. Ministério da Educação. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872

Brasil. (2020b). Parecer CNE/CP nº 5/2020. Ministério da educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECPN52020.pdf

Brasil. (2021). Divulgados os números de inscritos no ENEM por UF. Ministério da Educação. https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/divulgados-os-numeros-de-inscritos-no-enem-2021-por-uf

Cardozo. S. B. de A., Treichel. J. H., & Marquezan, F. F. (2020). Experiências formativas acerca do estágio curricular supervisionado na educação infantil em tempos de pandemia. Disciplinarium scientia, 21(2). https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3470/2674

Cigales, M. P., & de Souza, R. D. (2021). O Estágio Curricular Supervisionado em tempos de pandemia: um debate em construção. Latitude, 14, 286-310. https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11400

Cruz, A. de F. A., José dos Santos, M., & Catão de Assis Souza, V. (2021a). Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19. Conexão Com Ciência, 1(3). https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5316

Cruz, S. H. V., Martins, C. & Cruz, R. (2021b). A educação infantil e demandas postas pela pandemia: intersetorialidade, identidade e retorno às atividades presenciais. Revista Zero a Seis, 23(Especial). https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79003

Lima, A. L. D. (2020). Retratos da Educação na Pandemia: Um olhar sobre múltiplas desigualdades. https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Retratos-da-Educacao-na-Pandemia_digital.pdf

Macedo, P. H. V., Silva, M. B. P., Silva, G. S. A., & Rocha, L. P. B. (2020). Estágio Supervisionado em Tempos de Pandemia: Um relato de experiência na educação infantil. Em G. B. Silva. Educação Desafios, Perspectivas e Possibilidades (pp. 211-224). Editora Científica digital. https://doi.org/10.37885/201001847

Minayo, M. C. de S., Deslandes, S. F., & Gomes, R. (2018) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Vozes.

Pagliarin, L. L. P., & Silva, I. M. M. (2019). A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado. Linhas Críticas, 25, 1-20. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016

Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2017). Estágio e docência. Cortez.

Souza, E. M. de F., & Ferreira, L. G. (2020). Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, 13(32), 1-19. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14290

Universidade Federal de Goiás (UFG). (2016). Regulamento de Estágio curso de Pedagogia. Faculdade de Educação (FE). https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/235/o/REGULAMENTO_ESTAGIO_PEDAGOGIA.pdf?1524364111

Universidade Federal de Goiás (UFG). (2017). Resolução CEPEC nº. 1539, de 06 de outubro de 2017 (Define a política de estágios dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Goiás – UFG). Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/235/o/POL%C3%8DTICA_DE_EST%C3%81GIOS_DOS_CURSOS_DE_LICENCIATURAS_DA_UFG.pdf?1524364166

Venturi, T., & Lisbôa, E. S. (2021). Estágio em tempos de pandemia: mudanças de paradigma na concepção e operacionalização no ensino superior. Cenas Educacionais, 4, e10746. https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10746

Publicado

29.11.2021

Como Citar

Bellido, L. P. (2021). O estágio em educação infantil em meio a pandemia do coronavírus. Linhas Crí­ticas, 27, e39281. https://doi.org/10.26512/lc27202139281

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.