A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições

Autores/as

  • Meirecele Leitinho

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3429

Palabras clave:

Dilemas;, Contradições;, Formação pedagógica;, Equilíbrio dialético

Resumen

O artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face às exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Meirecele Leitinho

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1964). Especialista em Psicologia e Pesquisa (1976). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1980). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Brasília (2007). Professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UFC

Citas

ARROM, Joana Noguera. La formación pedagógica del profesorado universitário. Bordón: Revistade Orientación Pedagógica, Madrid, Sociedade Española de Pedagogía, v. 53 , n. 2, p. 269-277, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997.

CRUZ, Manuel Fernandez. Desarrollo profesional docente. Granada ”“ España: Grupo EditorialUniversitário, 2006.

CUNHA, Maria Isabel. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberessilenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro ”“ Brasil, v. 11, n. 32, p. 258,2006.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores. Porto: Editora Porto, 1999.

GÓMEZ, Maria Cruz; REPISO, Ana Garcia Valcárcel. Formación y profissionalización docente delprofesorado universitário. Revista de Investigación Educativa, Salamanca, v. 20, n. 1, p. 153-171, 2002.

IMBERNÓN, Franscisco. La formación y el desarrollo profesional del profesorado. Revista dePedagogía, España, v. 53, n. 2, p. 67-77, 1998.

PIMENTA Selma Garrido; ANASTASIOU Lea das Graças. Docência no ensino superior. SãoPaulo: Cortez, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; ARAUJO, José Carlos Souza; KAPUZINIAK, Célia. Docência:uma construção ético-profissional. Campinas: Papirus, 2005.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

2008-08-31

Cómo citar

Leitinho, M. (2008). A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições. Linhas Críticas, 14(26), 79–92. https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3429

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.