Estágio Supervisionado Investigativo

superando a desarticulação entre teoria e prática?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202137823

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado Investigativo, Formação inicial, Relação Teoria-Prática

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação teoria e prática e entre sujeitos e instituições no estágio de docência e, de forma consequente, propor diretrizes para a organização de um Estágio Supervisionado Investigativo (ESI). Argumentamos por um ESI em que relações entre instituições e sujeitos sejam mais horizontais, fomentando a articulação entre teoria e prática mediante a práxis num processo formativo transformador. Em consonância com os princípios freireanos sistematizados nos Três Momentos Pedagógicos (Estudo da Realidade, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento), propomos diretrizes para um ESI na formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Sheila Marafigo, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Membra do Grupo de Pesquisa Processos Formativos e Linguagens na Educação em Ciências da Natureza. E-mail: sheilamarafigo@gmail.com

Ivanilda Higa, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005). Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Membra do Grupo de Pesquisa Processos Formativos e Linguagens na Educação em Ciências da Natureza. E-mail: ivanilda@ufpr.br

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Publicado

08.09.2021

Como Citar

Marafigo, S., & Higa, I. (2021). Estágio Supervisionado Investigativo: superando a desarticulação entre teoria e prática?. Linhas Crí­ticas, 27, e37823. https://doi.org/10.26512/lc27202137823

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