A formação pedagógica do professor universitário: dilemas e contradições
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3429Palavras-chave:
Dilemas;, Contradições;, Formação pedagógica;, Equilíbrio dialéticoResumo
O artigo discute dilemas-contradições presentes nos processos de organização da formação pedagógica do professor universitário, vistos na perspectiva de Zabalza (2004) e gerados da compreensão do autor de que há fragmentação nas propostas formativas, devendo-se buscar um equilíbrio dialético entre os pólos que orientam sua organização. Faz-se uma reflexão a respeito desses dilemas-contradições, associando-os aos desafios enfrentados pelas universidades face à s exigências de novos modelos organizacionais, discutindo-se a importância da superação dos desequilíbrios manifestados no seu processo de organização. As evidências que geraram as análises apresentadas neste texto foram coletadas junto aos assessores pedagógicos e aos professores das duas universidades cearenses investigadas. Os resultados da discussão apontam para um desequilíbrio dialético entre os pólos de organização da formação pedagógica do professor universitário.
Downloads
Referências
ARROM, Joana Noguera. La formación pedagógica del profesorado universitário. Bordón: Revistade Orientación Pedagógica, Madrid, Sociedade Española de Pedagogía, v. 53 , n. 2, p. 269-277, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997.
CRUZ, Manuel Fernandez. Desarrollo profesional docente. Granada ”“ España: Grupo EditorialUniversitário, 2006.
CUNHA, Maria Isabel. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberessilenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro ”“ Brasil, v. 11, n. 32, p. 258,2006.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores. Porto: Editora Porto, 1999.
GÓMEZ, Maria Cruz; REPISO, Ana Garcia Valcárcel. Formación y profissionalización docente delprofesorado universitário. Revista de Investigación Educativa, Salamanca, v. 20, n. 1, p. 153-171, 2002.
IMBERNÓN, Franscisco. La formación y el desarrollo profesional del profesorado. Revista dePedagogía, España, v. 53, n. 2, p. 67-77, 1998.
PIMENTA Selma Garrido; ANASTASIOU Lea das Graças. Docência no ensino superior. SãoPaulo: Cortez, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; ARAUJO, José Carlos Souza; KAPUZINIAK, Célia. Docência:uma construção ético-profissional. Campinas: Papirus, 2005.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.