Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19815

Palavras-chave:

Ensino Desenvolvimental, Obutchénie-desenvolvimento, Obutchénie por Unidades, Educação Pública Brasileira, Educação Dialética

Resumo

O artigo discute uma concepção de “Obutchénie por Unidades” como proposição para uma didática dialética, no contexto da educação pública brasileira. Como aporte teórico o trabalho fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Didática Desenvolvimental. O texto problematiza unidades possíveis para uma obutchénie desenvolvedora, a partir de intervenções didático-formativas realizadas por pesquisadores do Gepedi. Da unidade primária “ensino-aprendizagem” (obutchénie) e da unidade obutchénie-desenvolvimento, propõem-se como fundamentos orientadores da organização didática as unidades conteúdo-forma, imitação-criação e ruptura-desenvolvimento

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Publicado

13.02.2019

Como Citar

Longarezi, A. M., & Sousa, W. D. D. de. (2019). Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora. Linhas Crí­ticas, 24, e19815. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19815

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais

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