Grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23199

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Grupo de estudos Síndrome do Delta

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições do grupo de estudos Síndrome do Delta (SD) para a formação inicial de professores de matemática. Por meio desse grupo, busca-se promover uma articulação entre o conhecimento pedagógico e o exercício da docência, relacionando a teoria e a prática em encontros semanais de quatro horas de duração. Para isso, houve uma aproximação com duas escolas públicas da Cidade de Goiás a fim de oferecer aos licenciandos participantes do SD uma formação mais próxima do contexto real da escola, do ensino e da aprendizagem da matemática no ensino médio. Durante o ano de 2017, o trabalho versou sobre tarefas matemáticas para o ensino e a aprendizagem da função polinomial do primeiro grau. Sendo que, as atividades planejadas foram realizadas nas escolas e, posteriormente, discutidas com os professores em formação inicial, com os professores das escolas e com o professor coordenador. Além disso, contribuíram para a produção de artigos e relatos de experiência pessoal que foram apresentados em eventos científicos e compõem o material aqui discutido. Desse modo, a participação nessa ação contribuiu para que os licenciandos: entendessem a importância do domínio do conteúdo para o ensino de matemática, a partir das interações, em sala de aula, com alunos do ensino médio; percebessem a complexidade do processo de ensino e de aprendizagem por meio de observações na ficha avaliativa e no caderno de campo e de reflexões no grupo de estudos; assumissem uma postura investigativa, fundamentando a prática pedagógica na teoria estudada; e socializassem as experiências através da participação, com apresentação de trabalhos, em eventos científicos

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Biografia do Autor

Luciano Feliciano de Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação Matemática ”“ Curso de Matemática ”“ Universidade Estadual de Goiás ”“ UEG.

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Publicado

22.02.2019

Como Citar

Lima, L. F. de. (2019). Grupo de estudos na formação inicial de professores de matemática. Linhas Crí­ticas, 25, e23199. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23199

Edição

Seção

Dossiê: Educação Matemática

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