As tensões do início da carreira docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32069

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação a Distância, Formação, Inserção na carreira docente, Narrativas

Resumo

Este artigo analisa narrativas de cinco professores em início de carreira, que cursaram Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD). Visa analisar o processo reflexivo do professor, sua profissionalidade e as tensões vividas no processo de inserção na carreira docente. Para a produção dos dados, utilizou-se a entrevista narrativa tangenciada pelo método biográfico. O ingresso na profissão é acompanhado por situações que geram tensões e inseguranças sobre como realizar as atividades diárias inerentes à docência. Revela também o trabalho solitário do professor e até mesmo o desprestígio por parte dos professores mais experientes em relação ao graduado em EaD.

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Biografia do Autor

Flavia Aparecida Machado Fortes, Universidade São Francisco, Brasil

Graduada em Pedagogia e Psicologia, mestre em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação e doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco, campus Itatiba/SP. E-mail: flavia.machadofortes@gmail.com

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco, Brasil

Licenciada em Matemática, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, campus Itatiba/SP, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. E-mail: ada.nacarato@gmail.com

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Publicado

20.08.2020

Como Citar

Machado Fortes, F. A., & Mendes Nacarato, A. (2020). As tensões do início da carreira docente. Linhas Crí­ticas, 26, e32069. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32069

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