O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na pandemia: percepções de professores formadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202242239

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Pandemia, Formação docente, Professores Formadores

Resumo

Este estudo exploratório investigou e analisou percepções de 16 formadores responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado em licenciaturas de diferentes Instituições públicas de Educação Superior, considerando os desafios e as possibilidades da sua realização no contexto da pandemia da covid-19. O questionário semiestruturado aplicado revelou que 5 professores não ofertaram o estágio nesse modelo por visualizarem mais prejuízos do que contribuições à formação dos licenciandos. Os dados apontam algumas perspectivas, mas também receios em relação à adoção do Ensino Remoto Emergencial no estágio pelo fato de que os estudantes não puderam vivenciar presencialmente a docência nas escolas.

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Biografia do Autor

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri, Crato, CE, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2020). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor substituto do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri.

Ana Júlia Soares Santana, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (2021). Mestranda em Ensino e Formação de Professores pela UFAL.

Maria Danielle Araújo Mota, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP/UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL).

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Publicado

20.04.2022

Como Citar

Silva, W. D. A. da, Santana, A. J. S., & Mota, M. D. A. (2022). O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na pandemia: percepções de professores formadores. Linhas Crí­ticas, 28, e42239. https://doi.org/10.26512/lc28202242239

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