A arte na educação infantil

possibilidades formativas no estágio de docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202136873

Palavras-chave:

Formação de professores, Crianças, Arte, Estágio de docência

Resumo

O texto resulta da pesquisa sobre a arte e seus desdobramentos na Educação Infantil, com foco no estágio de docência e em seu potencial formativo. Os fazeres e os saberes dos acadêmicos apresentam a arte e sua potência no trabalho com crianças no estágio. Aborda a importância da arte no curso de Pedagogia, enfatizando a pesquisa, a experimentação e a reflexão. Os resultados apontam que a compreensão de criança e seu potencial vivenciados na Educação Infantil divergem das concepções contidas nos documentos norteadores e que persistem as práticas que reduzem as propostas de criação por meio de modelos e da limitação de materiais, refletindo nas ações do estagiário.

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Biografia do Autor

Flavia Regina Levandowski, Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, Brasil

Pedagoga pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Professora de ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa - PR. E-mail: flavia1403@hotmail.com

Stephany Alves Collares, Colégio Vila Militar Cescage, Brasil

Pedagoga pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2019). Coordenadora pedagógica no Colégio Vila Militar Cescage - Ponta Grossa - PR. E-mail: stephanycollares@gmail.com

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil

Doutora em Ciências de la Educación pela Univerdidad Nacional de La Plata, Argentina (2018). Professora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil – GEPEEDI (CNPq-UEPG). E-mail: camargo.daiana@hotmail.com

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Publicado

29.07.2021

Como Citar

Levandowski, F. R., Alves Collares, S., & Camargo, D. (2021). A arte na educação infantil: possibilidades formativas no estágio de docência. Linhas Crí­ticas, 27, e36873. https://doi.org/10.26512/lc27202136873

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