Prática pedagógica intercultural

a alteridade como princípio didático no ensino de Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32971

Palavras-chave:

Interculturalidade, Alteridade, Ensino de Libras

Resumo

Neste estudo, analisam-se os métodos de ensino utilizados por uma professora ouvinte de Libras no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na teoria da interculturalidade. Realizou-se entrevista individual e semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias: i) Formação docente; ii) A Libras no ensino superior. Os resultados apontam: o ensino de Libras dar-se em um viés crítico; há o uso de uma perspectiva dialógica; há utilização de uma concepção de educação nos princípios da alteridade; a Libras é articulada ao contexto cultural dos diferentes sujeitos. Conclui-se que compreender o outro como um sujeito que nos constitui, é um traço intercultural na prática pedagógica da professora de Libras.

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Biografia do Autor

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará, Brasil

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor do Magistério Superior do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: huberkline@gmail.com

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará, Brasil

Pós-doutor em educação pela PUC-RJ (2013), doutor em Educação Especial pela UFSCAR (2010), mestre em Letras - Linguística pela UFPA (1998), especialista em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português pela UFPA (1993) e graduado em Letras pela UFPA (1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UEPA). E-mail: anchieta2005@yahoo.com.br

Fábio Augusto Teixeira Rodrigues, Universidade do Estado do Pará, Brasil

Especialista em docência no ensino de Libras pela Escola Superior da Amazônia ”“ ESAMAZ (2020). Graduado em Letras, Licenciatura plena em Libras pela Universidade do Estado do Pará ”“ UEPA (2016/2019). Professor de Libras no Instituto de Educação e Cultura do Pará ”“ IEPA. Atua no Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). E-mail: fabiolibras16@gmail.com

Lucas Silva Pantoja, Universidade do Estado do Pará, Brasil

Graduado em Letras, Licenciatura plena em Libras pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atua no Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). E-mail: lucaspantoja02@gmail.com

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Publicado

19.11.2020

Como Citar

Kline Guedes Lobato, H., de Oliveira Bentes, J. A., Teixeira Rodrigues, F. A., & Silva Pantoja, L. (2020). Prática pedagógica intercultural: a alteridade como princípio didático no ensino de Libras. Linhas Crí­ticas, 26, e32971. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32971

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