Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19721

Palavras-chave:

Controle interno, Aprendizagem, Teoria de Galperin

Resumo

Durante as últimas décadas, a autorregulação da aprendizagem considerada um aspecto da personalidade relacionado aos mecanismos da atenção voluntária que o sujeito realiza sobre suas ações, tem sido uma preocupação relevante na investigação educacional. No caso da aprendizagem, a autorregulação diz respeito à atividade para aprender. Sendo assim, neste artigo, realiza-se uma discussão sobre o processo de formação do controle interno como forma de atenção e mecanismo da autorregulação da aprendizagem por parte dos estudantes, na educação escolar, com base na Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, no contexto da Didática Desenvolvimentista.

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Biografia do Autor

Isauro Beltrán Núñez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação. Professor Titular Centro de Educação/UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa sobre a Formação Planejada de Ações Mentais e de Conceitos. Pesquisador CNPQ Nivel 1B.

Magda Maria Pinheiro de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Diretora do Núcleo Permanente de Concursos/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa sobre a Formação Planejada das Ações Mentais e de Conceitos

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Doutorado em Educação da UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa sobre a Formação Planejada das Ações Mentais e de Conceitos. Professor Assistente da Universidade Federal do Cariri.

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Publicado

13.02.2019

Como Citar

Núñez, I. B., Melo, M. M. P. de, & Gonçalves, P. G. F. (2019). Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin. Linhas Crí­ticas, 24, e19721. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19721

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais