Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19721

Palavras-chave:

Controle interno, Aprendizagem, Teoria de Galperin

Resumo

Durante as últimas décadas, a autorregulação da aprendizagem considerada um aspecto da personalidade relacionado aos mecanismos da atenção voluntária que o sujeito realiza sobre suas ações, tem sido uma preocupação relevante na investigação educacional. No caso da aprendizagem, a autorregulação diz respeito à atividade para aprender. Sendo assim, neste artigo, realiza-se uma discussão sobre o processo de formação do controle interno como forma de atenção e mecanismo da autorregulação da aprendizagem por parte dos estudantes, na educação escolar, com base na Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, no contexto da Didática Desenvolvimentista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isauro Beltrán Núñez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação. Professor Titular Centro de Educação/UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa sobre a Formação Planejada de Ações Mentais e de Conceitos. Pesquisador CNPQ Nivel 1B.

Magda Maria Pinheiro de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Diretora do Núcleo Permanente de Concursos/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa sobre a Formação Planejada das Ações Mentais e de Conceitos

Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Doutorado em Educação da UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa sobre a Formação Planejada das Ações Mentais e de Conceitos. Professor Assistente da Universidade Federal do Cariri.

Referências

Galperin, P. Ya., & Talizina, N. F. (1965). Control of the Learning Process is Basic. Russian Education and Society, 7(12), 19-24.

Galperin, P. Ya., Zaporózhets A., & Elkonin, D. (1987). Los problemas de la formación de conocimientos y capacidades en los escolares y los nuevos métodos de enseñanza en la escuela. In M. Shuare & V. Davidov (Orgs.). La psicologia evolutiva y pedagógica en la URSS. Moscú: Editorial Progreso.

Galperin, P. Ya. (1989). The Problem of Attention. Soviet Psychology, 27(3), 83-92.

Galperin, P. Ya. (1992). Stage-by-Stage Formation as a Method of Psychological Investigation. Journal of Russian and East European Psychology, 4(30), 60-80.

Galperin, P. Ya. (2001a). Sobre la formación de los conceptos y de las acciones mentales. In L. R. Quintanar (Org.). La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Editora Universidad Autónoma de Tlaxcala.

Galperin, P. Ya. (2001b). Tipos de orientación y tipos de formación de acciones y de los conceptos. In L. R. Quintanar (Org.). La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Editora Universidad Autónoma de Tlaxcala.

Galperin, P. Ya. (2001c). La investigación del desarrollo intelectual del niño. In L. R. Quintanar. La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Editora Universidad Autónoma de Tlaxcala.

Galperin, P. Ya. (2001d). La direción del proceso de aprendizaje. In L. R. Quintanar. La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Editora Universidad Autónoma de Tlaxcala.

Galperin, P. Ya. (2014). The Role of Orientation in Thought, Soviet Psychology, 18(2), 84-99.

Núñez, I. B. (2009). Vygotsky, Leontiev, Galperin: Formação de Conceitos e princípios didáticos. Brasília: Líber Livro.

Talízina, N. F. (1988). Psicologia de la Enseñanza. Moscú: Editorial Progreso.

Talízina, N. F. (2000). Manual de Psicologia Pedagógica. México: Universidade Autónoma de San Luis de Potosí.

Vigotsky, L. S. (1997). História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. La Habana: Editorial Científico Técnico.

Downloads

Publicado

13.02.2019

Como Citar

Núñez, I. B., Melo, M. M. P. de, & Gonçalves, P. G. F. (2019). Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin. Linhas Crí­ticas, 24, e19721. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19721

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.