O lugar do marxismo na formação do educador

Autores/as

  • Susana Jiménez Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE
  • Laurinete Gonçalves Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE
  • Luis Barbosa Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3311

Palabras clave:

Marxismo;, Pedagogia;, Formação do educador

Resumen

O artigo toma por base uma pesquisa desenvolvida no campo da formação do educador, com vistas a aferir a presença/ausência do marxismo no curso de pedagogia. Os dados foram coletados por meio do exame de programas disciplinares, questionários e entrevistas aplicadas a professores do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Os resultados apontam a formação do professor crítico-reflexivo como o eixo dominante do curso, conforme o entendimento da maioria dos professores, enquanto a crítica marxista comparece nesse contexto de forma rarefeita e, no mais das vezes, assaz problemática. Não obstante o processo desqualificatório que varreu o marxismo dos espaços acadêmicos, este parece fundamentar, numa perspectiva devidamente unitária e revolucionária, o desenvolvimento de duas disciplinas do curso tomado como objeto de estudo. O artigo reafirma a relevância do marxismo e defende um projeto de educação que aponte para a superação do capital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Susana Jiménez, Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Doutora em Educação pela United States International University (1982), com pósdoutorado em Educação, pela Unicamp (1993). Professora do Centro de Educação e Diretora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“IMO da Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Laurinete Gonçalves, Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Pedagoga. Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO da Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Luis Barbosa, Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Pedagogo. Pesquisador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário ”“ IMO da Universidade Estadual do Ceará ”“UECE

Citas

ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ARCÁRY, Valério. As esquinas perigosas da história. São Paulo: Xamã, 2004.

BATALHA, Cláudio. A difusão do marxismo e os socialistas brasileiros na virada do Século XIX.In: MORAES, João Quartim de. História do marxismo no Brasil. Campinas: Edunicamp, 1995. p. 11-44.

BRZEZINSKI, Iria. Fundamentos sociológicos, funções sociais e políticas da escola reflexiva eemancipadora. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre:Artmed, 2001. p. 65-82.

CERDEIRA, Bernardo. O grande desafio. Marxismo, partido e revolução. Crítica Marxista, n. 8.São Paulo: Xamã, 1999. p. 128-135.

COGGIOLA, Osvaldo. Marxismo e classes sociais na atualidade. In: KATZ, Cláudio; BRAGA,Ruy; COGGIOLA, Osvaldo. Novas tecnologias: crítica da atual reestruturação produtiva. SãoPaulo: Xamã, 1995. p. 137-146.

FERNANDES, Florestan. Em busca do socialismo. São Paulo: Xamã, 1995.

KATZ, Cláudio. Pós-Marxismo: uma crítica. In: COGGIOLA, Osvaldo (Org.). Marxismo hoje.São Paulo: Xamã, 1996. p. 21-82.

MÉSZÁROS, István. Beyond capital. London: Merlin Press, 1998.

______. A crise estrutural do capital. Revista Outubro, n. 4, p. 7-16, 2000.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente à s novas tecnologias. In: FERRETTI,Celso João et al. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar.Petrópolis: Vozes, 1994. p. 147-164.

______. Perspectiva marxiana do problema subjetividade-intersubjetividade. In: DUARTE,Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. São Paulo: Autores Associados, 2004. p. 21-45.

TERTULIAN, Nicholas. Uma apresentação à ontologia do ser social. Crítica Marxista, São Paulo:Brasiliense v. 1, n. 3. p. 54-69, 1996.

TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Edunijuí, 2005.

______. Socialismo e Democracia. Práxis, Belo Horizonte: Projeto Joaquim de Oliveira, n. 8, p.29-46, 1997.

Publicado

2007-06-30

Cómo citar

Jiménez, S., Gonçalves, L., & Barbosa, L. (2007). O lugar do marxismo na formação do educador. Linhas Críticas, 12(23), 189–204. https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3311

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.