A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo

Autores/as

  • Mírian Raposo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3284

Palabras clave:

Psicologia e formação continuada de professores;, Relação teoria e prática;, Abordagem sociocultural construtivista

Resumen

Este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprediz, orientada por três categorias teóricas, exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo.

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Biografía del autor/a

Mírian Raposo

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB, 2005). Professora cedida da Secretaria de Estado do Distrito Federal por convênio para o Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

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Publicado

2006-10-31

Cómo citar

Raposo, M. (2006). A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo. Linhas Críticas, 12(22), 91–108. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3284

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