A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3284Palavras-chave:
Psicologia e formação continuada de professores;, Relação teoria e prática;, Abordagem sociocultural construtivistaResumo
Este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprediz, orientada por três categorias teóricas, exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo.
Downloads
Referências
AZEVEDO, José Clovis de. Novos paradigmas e a formação dos educadores. Pátio, v. 5 n. 17,p. 51-53, 2001.
BARRETO, Angela Maria Rabelo Ferreira. Educação infantil: crenças sobre as relações entre práticaspedagógicas específicas e desenvolvimento da criança. Tese de Doutorado em Psicologia, Brasília,UnB, 2004.
BRANCO, Angela Uchoa; VALSINER, Jaan. Communication and metacommunication in humandevelopment. Vol. 5 da série Child development within culturally structured environments. Greenwich,CT: Information Age Publishing, 2004.
COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSES, Maria Aparecida Affonso; GERALDI, JoãoWanderley. Educação continuada: a política da descontinuidade. Educação e Sociedade, Campinas:Cedes, v. 20, n. 68, p. 202-219, 1999.
DAMASCENO, Áurea Regina; SANTOS, Lucíola Lacínio Paixão. Da formação no corredor aocorredor de formação. Presença Pedagógica. v. 10, n. 55, p.19-29, 2004.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem.Porto Alegre: Artmed, 1997.
GONZÁLEZ REY, Fernando; MITJÁNZ MARTÃNEZ, Albertina. La personalidad: su educacióny desarollo. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1989.
LAROCCA, Priscila. Problematizando os contínuos desafios da psicologia na formação docente.In: AZZI, Roberta Gurgel; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão (Orgs.). Psicologia e formaçãodocente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 29-45.
MACIEL, Diva. Análise das Interações professora-criança em situação de ensino-aprendizagem deleitura e escrita. Tese de Doutorado em Educação, USP, São Paulo, 1996.
MITJÁNZ MARTÃNEZ, Albertina. Que professor necessitamos? Desafios para sua formação.Doxa: Revista Paulista de Psicologia e Educação. Araraquara, v. 4, n. 1, p. 67-86, 1998.
MITJÁNS MARTÃNEZ, Albertina. La interrelación entre investigación psicológica y prácticaeducativa: un análisis crítico a partir del campo de la creatividad. In: DEL PRETTE, Zilda. Psicologiaescolar e educacional: saúde e qualidade de vida. Campinas: Átomo e Alínea, 2001. p. 87-112.
MORIN, Edgar. A epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novosparadigmas cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 274-289.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António. Professor se forma na escola. Nova escola, São Paulo. n. 142, maio 2001.
PALMIERI, Marilícia. Cooperação, competição e individualismo: uma análise microgenética de contextos de desenvolvimento na pré-escola. Tese de Doutorado em Psicologia, Universidade deBrasília. Brasília, 2003.
PARASKEVA, João Menelau. O nome, a coisa... e o currículo: perversos motes da perigosa glosaneo-centralista radical. Psicologia e Sociedade. Porto Alegre. v. 16, n. 2, p. 101-113, 2004.
PEREIRA, Monica Neves. Criatividade na educação infantil: um estudo sociocultural construtivistade concepções e práticas de educadores. Tese de Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília,Brasília, 2004.
PEREIRA, Marli Amélia Lucas; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; AZZI, Roberta Gurgel.A dimensão teórico-prática da psicologia educacional na formação de professores: a metodologiada problematização como desencadeadora da articulação entre teoria e pratica. In: AZZI, RobertaGurgel; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão (Orgs.). Psicologia e formação docente: desafios econversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 185-211.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PRIGOGINE, Ilya. Dos relógios à s nuvens. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 257-273.
RAPOSO, Mírian Barbosa Tavares. As interações professor-professor no cotidiano de uma escola pública do Distrito Federal. Dissertação de Mestrado em Psicologia, Universidade de Brasília. Brasília,2001.
RAPOSO, Mírian Barbosa Tavares; MACIEL, Diva Albuquerque. As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília.v. 21, n. 3, p. 309-317, 2005.
RUEDA, Robert; MOLL, Luis. A sociocultural perspectives on motivation. In: O’NEILL, HaroldF.; DRILLINGS, Michael (Orgs.). Motivation: theory and research. Hillsdale, NJ: LEA, 1994.p. 117-137.
SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira; MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docentee seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes, v. 25, n. 89,p. 1.203-1.225, 2004.
SANTOS, Boaventura de Souza. Crítica à razão indolente. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
SCHNITMAN, Dora Fried. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed,1996.
SCHÖN, Donald Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.).Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 52-77.
SOUZA, Rosa Fátima de. Tempos de Infância, tempos de escola: a ordenação do tempo escolarno ensino público paulista (1892-1933). Educação e pesquisa. São Paulo. v. 25, n. 2, p. 127-143, 1999.
VALSINER, Jaan. Human development and culture: the social nature of personality and its study. Lexington, MA: Lexington Books, 1989.
VALSINER, Jaan. Bidirectional cultural transmission and constructive sociogenesis. In: DEGRAAF, Willibrord; MAIER, Robert (Orgs.). Sociogenesis reexamined. New York: Springer, 1994.p. 47-70.
VALSINER, Jaan. Comparative Study of human cultural development. Madrid: Fundación Infanciay Aprendizaje, 2001.
VIGOTSKI, Levy. The problem of the environment. In: VAN DER DEER, Rene; VALSINER,Jaan (Orgs.). The Vygotsky reader. Oxford, U.K.: Blackwell, 1994. p. 338-354.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.