A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3284Palavras-chave:
Psicologia e formação continuada de professores;, Relação teoria e prática;, Abordagem sociocultural construtivistaResumo
Este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprediz, orientada por três categorias teóricas, exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo.
Downloads
Referências
AZEVEDO, José Clovis de. Novos paradigmas e a formação dos educadores. Pátio, v. 5 n. 17,p. 51-53, 2001.
BARRETO, Angela Maria Rabelo Ferreira. Educação infantil: crenças sobre as relações entre práticaspedagógicas específicas e desenvolvimento da criança. Tese de Doutorado em Psicologia, Brasília,UnB, 2004.
BRANCO, Angela Uchoa; VALSINER, Jaan. Communication and metacommunication in humandevelopment. Vol. 5 da série Child development within culturally structured environments. Greenwich,CT: Information Age Publishing, 2004.
COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSES, Maria Aparecida Affonso; GERALDI, JoãoWanderley. Educação continuada: a política da descontinuidade. Educação e Sociedade, Campinas:Cedes, v. 20, n. 68, p. 202-219, 1999.
DAMASCENO, Áurea Regina; SANTOS, Lucíola Lacínio Paixão. Da formação no corredor aocorredor de formação. Presença Pedagógica. v. 10, n. 55, p.19-29, 2004.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem.Porto Alegre: Artmed, 1997.
GONZÁLEZ REY, Fernando; MITJÁNZ MARTÃNEZ, Albertina. La personalidad: su educacióny desarollo. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1989.
LAROCCA, Priscila. Problematizando os contínuos desafios da psicologia na formação docente.In: AZZI, Roberta Gurgel; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão (Orgs.). Psicologia e formaçãodocente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 29-45.
MACIEL, Diva. Análise das Interações professora-criança em situação de ensino-aprendizagem deleitura e escrita. Tese de Doutorado em Educação, USP, São Paulo, 1996.
MITJÁNZ MARTÃNEZ, Albertina. Que professor necessitamos? Desafios para sua formação.Doxa: Revista Paulista de Psicologia e Educação. Araraquara, v. 4, n. 1, p. 67-86, 1998.
MITJÁNS MARTÃNEZ, Albertina. La interrelación entre investigación psicológica y prácticaeducativa: un análisis crítico a partir del campo de la creatividad. In: DEL PRETTE, Zilda. Psicologiaescolar e educacional: saúde e qualidade de vida. Campinas: Átomo e Alínea, 2001. p. 87-112.
MORIN, Edgar. A epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novosparadigmas cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 274-289.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António. Professor se forma na escola. Nova escola, São Paulo. n. 142, maio 2001.
PALMIERI, Marilícia. Cooperação, competição e individualismo: uma análise microgenética de contextos de desenvolvimento na pré-escola. Tese de Doutorado em Psicologia, Universidade deBrasília. Brasília, 2003.
PARASKEVA, João Menelau. O nome, a coisa... e o currículo: perversos motes da perigosa glosaneo-centralista radical. Psicologia e Sociedade. Porto Alegre. v. 16, n. 2, p. 101-113, 2004.
PEREIRA, Monica Neves. Criatividade na educação infantil: um estudo sociocultural construtivistade concepções e práticas de educadores. Tese de Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília,Brasília, 2004.
PEREIRA, Marli Amélia Lucas; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; AZZI, Roberta Gurgel.A dimensão teórico-prática da psicologia educacional na formação de professores: a metodologiada problematização como desencadeadora da articulação entre teoria e pratica. In: AZZI, RobertaGurgel; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão (Orgs.). Psicologia e formação docente: desafios econversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 185-211.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PRIGOGINE, Ilya. Dos relógios à s nuvens. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 257-273.
RAPOSO, Mírian Barbosa Tavares. As interações professor-professor no cotidiano de uma escola pública do Distrito Federal. Dissertação de Mestrado em Psicologia, Universidade de Brasília. Brasília,2001.
RAPOSO, Mírian Barbosa Tavares; MACIEL, Diva Albuquerque. As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília.v. 21, n. 3, p. 309-317, 2005.
RUEDA, Robert; MOLL, Luis. A sociocultural perspectives on motivation. In: O’NEILL, HaroldF.; DRILLINGS, Michael (Orgs.). Motivation: theory and research. Hillsdale, NJ: LEA, 1994.p. 117-137.
SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira; MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docentee seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes, v. 25, n. 89,p. 1.203-1.225, 2004.
SANTOS, Boaventura de Souza. Crítica à razão indolente. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
SCHNITMAN, Dora Fried. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed,1996.
SCHÖN, Donald Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.).Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 52-77.
SOUZA, Rosa Fátima de. Tempos de Infância, tempos de escola: a ordenação do tempo escolarno ensino público paulista (1892-1933). Educação e pesquisa. São Paulo. v. 25, n. 2, p. 127-143, 1999.
VALSINER, Jaan. Human development and culture: the social nature of personality and its study. Lexington, MA: Lexington Books, 1989.
VALSINER, Jaan. Bidirectional cultural transmission and constructive sociogenesis. In: DEGRAAF, Willibrord; MAIER, Robert (Orgs.). Sociogenesis reexamined. New York: Springer, 1994.p. 47-70.
VALSINER, Jaan. Comparative Study of human cultural development. Madrid: Fundación Infanciay Aprendizaje, 2001.
VIGOTSKI, Levy. The problem of the environment. In: VAN DER DEER, Rene; VALSINER,Jaan (Orgs.). The Vygotsky reader. Oxford, U.K.: Blackwell, 1994. p. 338-354.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.