Representações de masculinidades em contextos educacionais: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202454320

Palavras-chave:

Representações de Masculinidade, Relações de Gênero, Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como as representações de masculinidades aparecem nas pesquisas relacionadas ao contexto educacional brasileiro, na literatura publicada no formato de artigos científicos, entre 2018 e 2024. Para tanto, procedeu-se a uma revisão integrativa (Kramm, 2019), cujos dados foram examinados via análise de conteúdo (Bardin, 2015) e interseccionalidade (Collins, 2020). Três categorias emergiram: Diferença e valorização do padrão; Ausência e silenciamento; e Resistência e ressignificação. Elas foram discutidas à luz de perspectivas teóricas decoloniais (Castro-Goméz, 2007; Lugones, 2018; Mignolo, 2008). A análise indica que as representações de masculinidades estão majoritariamente alinhadas ao padrão cis-heterossexista, branco e elitizado. Constatou-se a ausência de discussões sobre gênero e sexualidade, principalmente nas escolas, dificultando a abordagem dessas temáticas. Apesar disso, o panorama educacional brasileiro, longe de ser neutro, também abriga masculinidades que desafiam normas, criando resistências e possibilidades de reverter quadros opressores.

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Biografia do Autor

Eduardo dos Santos Henrique, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brasil

Mestre em educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2024). Doutorando em educação na mesma instituição. Professor da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Educação, Infância e Cultura. E-mail: eduhenrique1402@gmail.com

Luciano Daudt da Rocha, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brasil

Doutor em história global pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Educação, Infância e Cultura. E-mail: luciano.rocha@animaeducacao.com.br

Ediane da Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brasil

Mestra em educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2019). Doutoranda em educação na mesma instituição. Professora da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Educação, Infância e Cultura. E-mail: nane.prof@gmail.com

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

Henrique, E. dos S., Rocha, L. D. da, & Silva, E. da. (2024). Representações de masculinidades em contextos educacionais: uma revisão integrativa. Linhas Crí­ticas, 30, e54320. https://doi.org/10.26512/lc30202454320

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