Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste

Autores

  • Cleonice Terezinha Fernandes Soroban/MEC/SEESP
  • Eliana Moreira Universidade de Mogi das Cruzes
  • Luiz Antonio Bernadino da Silva
  • Raimundo Santos de Castro Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
  • Sandra Rodrigues de Sá Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3258

Palavras-chave:

Educação matemática;, Etnomatemática;, Psicologia da matemática;, Algoritmos

Resumo

O presente relato de experiência trata da descrição da Semana da Matemática, ocorrida no Timor-Leste em 2005. Ela é parte integrante do Projeto Piloto de Capacitação de Professores de Matemática, coordenado pelo Prof. Dr. Chateaubriand Nunes Amâncio, a partir da parceria do World Bank com o Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Desporto do Timor-Leste. A essa Semana agregou-se o grupo de professores de Matemática da Missão Brasileira de Cooperação Técnico Educacional/Programa de Capacitação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste. Expressa a visão de tal grupo no contexto da elucidação dos impasses e desdobramentos metodológicos ocorridos durante o evento. Desenvolvida na perspectiva da Educação Matemática, a Semana possibilitou um olhar crítico de descobrimento de novas possibilidades, passando a se constituir num referencial para o trabalho que o grupo desenvolverá no Timor-Leste.

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Biografia do Autor

Cleonice Terezinha Fernandes, Soroban/MEC/SEESP

Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Mato Grosso; Membro da Comissão Brasileira de Estudos e Pesquisas de Soroban/MEC/SEESP

Eliana Moreira, Universidade de Mogi das Cruzes

Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca; Bacharelada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Mogi das Cruzes

Luiz Antonio Bernadino da Silva

Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco; Professor de Matemática da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

Raimundo Santos de Castro, Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão

Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão

Sandra Rodrigues de Sá, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro

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Publicado

31.03.2006

Como Citar

Fernandes, C. T., Moreira, E., Silva, L. A. B. da, Castro, R. S. de, & Sá, S. R. de. (2006). Uma experiência em educação matemática no oriente: educadores pensando matemática no Timor-Leste. Linhas Crí­ticas, 11(21), 303–316. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3258

Edição

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