As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma

Autores/as

  • Luís Gustavo Alexandre da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3253

Palabras clave:

Gestão escolar;, Racionalidade econômica;, Participação-execução

Resumen

O artigo pretende evidenciar aspectos significativos do processo de implementação na escola pública de um modelo racional econômico de gestão, consubstanciado no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), e analisar os desdobramentos ou conseqüências desse movimento no âmbito da produção do trabalho escolar e nas formas de participação, relacionando sua lógica ao movimento ampliado de transformação das relações de acumulação capitalista. O estudo evidenciou que a metodologia de trabalho instituída pelo PDE materializa um modelo de organização e de gestão da escola que limita a participação dos agentes escolares à execução de procedimentos gerenciais, destituindo o conceito de uma perspectiva mais política e universal, visando o redimensionamento do poder na sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luís Gustavo Alexandre da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás

Citas

AMARAL SOBRINHO, José. O PDE e a gestão escolar no Brasil. Brasília: MEC/Fundescola, 2001.

AMARAL SOBRINHO, José; XAVIER, Antonio Carlos da Ressurreição. Como elaborar o Planode Desenvolvimento da Escola: aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento efi-caz. 2. ed. Brasília, 1999.

ANDERSON, Gary L. Hacia una participación auténtica: deconstrucción de los discursos de lasreformas participativas en la educación. In: NARODOWSKI, Mariano; NORES, Milagros;ANDRADA, Myrian (Orgs.). Nuevas tendencias en políticas educativas:estado, mercado y escuela.Buenos Aires: Granica, 2002.

BRASIL, Ministério da Administração e Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelhodo Estado. Brasília: Mare, 1995.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembrode 1996. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. de 05 de outubro de 1988. Brasília:Senado Federal. Subsecretaria de Edições Técnicas, 2000.

BRASIL, MEC, FNDE. O programa. Disponível em: http://www.fnde.gov.br. Acesso em: 01 fev.2006.

BRESSER-PEREIRA, Luís Carlos. Reforma do Estado para a cidadania: a reforma gerencialbrasileira na perspectiva internacional. São Paulo: Editora 34; Brasília: Enap, 1998.

COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal. São Paulo: Livraria EditoraCiências Humanas, 1980.

DELORS, Jacques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília:MEC: Unesco, 2001.

DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. Trad.: Sandra Guardini TeixeiraVasconcelos. São Paulo: EdUSP, 1999. (Clássicos 15)

FONSECA, Marília; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza (Orgs.). Escolas Gerenciadas:planos de desenvolvimento e projetos político-pedagógicos em debate. Goiânia. Editora da UCG, 2004.

FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. Trad.: Luciana Carli. Editora Artenova, 1977.

GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

GIDDENS, Antony. A terceira via. Reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social democracia.Trad.: Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.

GOIÁS. Coordenação Estadual Executiva do Projeto ”“ Fundescola (Coep/GO). Proposta deuniversalização do PDE. SEE/Coep/GO ”“ Fundescola. Goiânia, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 2. ed. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio deJaneiro: Civilização Brasileira, 1978.

HAYEK, Friedrich August Von. O caminho da servidão. Trad.: Anna Maria Capovilla, José ÃtaloStelle e Liane de Morais Ribeiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.

LIMA, Licínio. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo:Cortez, 2001.

NEVES, Lucia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capitalpara educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva:os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais.Trad. Fabio Fernandez. São Paulo: EdUSP, 1999.

PARO, Victor. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.

SANDRONI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia. 6. ed. São Paulo: Best Seller, 2001.

SILVA, Luís Gustavo Alexandre. As mudanças na gestão e organização da escola: a lógica gerencial e a participação como estratégia de reforma, 2004. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Federalde Goiás, Goiânia.

Publicado

2006-03-31

Cómo citar

Silva, L. G. A. da. (2006). As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma. Linhas Críticas, 11(21), 265–284. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3253

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.