Os significados do não aprender na sala de apoio à aprendizagem: resiliência em processo

Autores

  • Jane Ester da Silva Bazoni Universidade Estadual de Londrina
  • Francismara Neves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4510

Palavras-chave:

Resiliência, Não aprender, Risco, Proteção, Teoria bioecológica

Resumo

A abordagem bioecológica de Bronfenbrenner foi adotada como aporte teóricometodológico neste trabalho, que objetivou analisar possíveis inter-relações entre dois microssistemas - família e escola -, no que diz respeito ao modo como é compreendido o não aprender na sala de apoio à aprendizagem (SAA). A pesquisa teve como lócus uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Londrina/PR. Participaram do estudo 36 sujeitos, assim distribuídos: treze alunos, treze representantes das famílias (um de cada família), três pedagogas, duas professoras da sala de apoio e cinco professores da sala regular. Adotamos como abordagem a pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, na modalidade de estudo de caso. Como instrumento para a coleta de dados, utilizamos a observação sistemática (doze encontros realizados uma vez por semana, durante três meses) e entrevista aos participantes, na modalidade semiestruturada. O estudo envolveu a análise dos microssistemas escolar e familiar, destacando as possíveis intersecções entre eles na significação do não aprender, e levou em conta que as significações estão permeadas por mecanismos de risco e proteção. Nossos resultados indicaram a importância de dar voz aos protagonistas dos microssistemas nos quais a sala de apoio está ancorada, a fim de compreender como o processo de aprendizagem desses alunos é permeado por interações que promovem significados às experiências. Os dados nos convidam a reconhecer que o não aprender constitui risco diante do qual os fatores protetivos-resiliência podem se manifestar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Wanderson Ferreira. Quando ensinar não é o mais importante: reflexões sobre o trabalho docente e o ofício do aluno no contexto atual. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, pp. 159-178, 2007,. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=68410109>. Acesso em: 8 ago. 2013.

ANTONI, Clarissa; BARONE, Luciana Rodriguez; KOLLER, Silvia H. Violência e pobreza: um estudo sobre vulnerabilidade e resiliência familiar. In: ______. Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. pp. 141-171.

AQUINO, Julio Groppa. O mal-estar na escola contemporânea: erro e fracasso em questão. In: AQUINO, Julio Groppa. Erro e fracasso na escola ”“ alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1997. pp. 91-109.

BAHIA, Norinês Panicacci. O fracasso escolar e a reclusão dos excluídos. São Paulo: Alexa Cultural, 2012.

BENETTI, Idonézia Collodel; CREPALDI, Maria Aparecida. Resiliência revisitada: uma abordagem reflexiva para principiantes no assunto. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, Florianópolis, v. 7, pp. 7-30, 2012. Disponível em: <http://www.ujaen.es/revista/reid/num7.html>. Acesso em: 22 fev. 2013.

BOROWSKY, Fabiana. Representação do self em pré-adolescentes em situação de risco: método de autofotografia. 2008. 76f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: <http://www.msmidia.com/ceprua/rep_self.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2013.

BRITO, Raquel Cardoso. Uso de drogas entre meninos e meninas em situação de rua: subsídios para uma intervenção comunitária. 1999. 129f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/26508/ 000241287.pdf?sequence=1>. Acesso em: 26 mar. 2013.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

BRONFENBRENNER, Urie. Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CAETANO, Luciana Maria. Concepções educativas de pais e professores sobre o respeito: o sentimento de obrigação moral. In: CAETANO, Luciana Maria. (Org.). A escola contemporânea e os novos desafios aos educadores. São Paulo: Paulinas, 2012. pp.13-42.

CASSOL, Luciana; ANTONI, Clarissa. Família e abrigo como rede social de apoio social e afetiva. In: DELL’AGLIO, Débora; KOLLER, Silvia Helena; YUNES, Maria Angela Mattar. (Org.). Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. pp. 173-202.

CECCONELLO, Alessandra Marques. Resiliência e vulnerabilidade em famílias em situação de risco. 2003. 320f. Tese (Doutorado em psicologia) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: <http://www.msmidia.com/ceprua/artigos/alessandra_tese.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2013.

CECCONELLO, Alessandra Marques; KOLLER, Silvia Helena. Competência social e empatia: um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobreza. Estudos de Psicologia, Natal, v. 5, n. 1, pp. 71-93, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v5n1/a05v05n1.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2013.

COSTA, Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes; ASSIS, Simone Gonçalves. Fatores protetivos a adolescentes em conflito com a lei no contexto socioeducativo. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v.18, n. 3, pp. 74-81, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v18n3/a11v18n3.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2013.

DINIZ, Eva; KOLLER, Silvia Helena. O afeto como um processo de desenvolvimento ecológico. Educar, Curitiba, v. 1, n. 36, pp. 65-76, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n36/a06n36.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2013.

GALVÃO, Elaine Cristina. O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química: das concepções à s abordagens do erro. 2013. 113f. Dissertação (Mestrado em educação) ”“ Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

GARCIA, Narjara Mendes; YUNES, Maria Angela Mattar. Resiliência familiar: baixa renda e monoparentalidade. In: DELL’AGLIO, Débora; KOLLER, Silvia Helena; YUNES, Maria Angela Mattar. (Org.). Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. pp.117-140.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

INFANTE, Francisca. A resiliência como processo: uma revisão da literatura recente. In: MELILLO, Aldo; OJEDA, Élbio Néstor Suárez. (Org.). Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed, 2005. pp. 23-38.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LIBÓRIO, Renata Maria Coimbra; CASTRO, Bernardo Monteiro; COÊLHO, Angela Elizabeth Lapa. Desafios metodológicos para a pesquisa em resiliência: conceitos e reflexões críticas. In: DELL’AGLIO, Débora; KOLLER, Silvia Helena; YUNES, Maria Angela Mattar (Org.). Resiliência e psicologia positiva: interfaces do risco à proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. pp. 89-112.

NARVAZ, Martha Giudice; KOLLER, Silvia Helena. O modelo bioecológico do desenvolvimento humano. In: KOLLER, Silvia Helena (Org.). Ecologia do desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. pp. 51-65.

OLIVEIRA, Marileide A.; REIS, Verônica Lima; ZANELATO, Luciana Silva; NEME, Carmem Maria Bueno. Resiliência: análise das publicações no período de 2000 a 2006. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 4, n. 28, pp. 754-767, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v28n4/v28n4a08.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013.

PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Instrução nº 007/2011 ”“ SUED/SEED.2011. Critérios para a abertura da demanda de horas-aula, do suprimento e das atribuições dos profissionais das Salas de Apoio à Aprendizagem do Ensino Fundamental, da Rede Pública Estadual de Educação. Disponível em: <http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/instrucoes/instrucao0072011.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2012.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

POLETTO, Michele; KOLLER, Silvia Helena. Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 3, n. 25, pp. 405-416, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v25n3/ a09v25n3.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013.

POLETTO, Michele. Bem-estar subjetivo: um estudo longitudinal com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 2011. 171f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011.

PRATI, Laíssa Eschiletti. Práticas dos terapeutas familiares brasileiros: a perspectiva da abordagem bioecológica do desenvolvimento humano. 2009. 149f. Tese (Doutorado em psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/ 15870/000691715.pdf?sequence=1>. Acesso em: 19 abr. 2013.

SANTANA, Juliana Prates; KOLLER, Silvia. Introdução à abordagem ecológica do desenvolvimento humano. In: KOLLER, Silvia Helena (Org.). Ecologia do desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. pp.109-119.

SILVA, Adriana Nunes. Famílias especiais: resiliência e deficiência mental. 2007. 107 f. Dissertação (Mestrado em educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: <http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1216>. Acesso em: 25 abr. 2013.

SOUZA, Marilene Proença Rebello. Medicalização na educação infantil e no ensino fundamental e as políticas de formação docente. 2012. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/4sessao_especial/se%20-%2012%20-%20marilene%20proena%20rebello%20de%20souza%20-%20participante.pdf>.Acesso em: 30 jul. 2013.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

YUNES, Maria Angela Mattar. A questão triplamente controvertida da Resiliência em famílias de baixa renda. 2001. 168f. Tese (Doutorado em psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.msmidia.com/ceprua/furg/trab18.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2013.

Downloads

Publicado

18.05.2015

Como Citar

Bazoni, J. E. da S., & Oliveira, F. N. de. (2015). Os significados do não aprender na sala de apoio à aprendizagem: resiliência em processo. Linhas Crí­ticas, 21(44), 219–245. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4510

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.