As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma

Autores

  • Luís Gustavo Alexandre da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3253

Palavras-chave:

Gestão escolar;, Racionalidade econômica;, Participação-execução

Resumo

O artigo pretende evidenciar aspectos significativos do processo de implementação na escola pública de um modelo racional econômico de gestão, consubstanciado no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), e analisar os desdobramentos ou conseqüências desse movimento no âmbito da produção do trabalho escolar e nas formas de participação, relacionando sua lógica ao movimento ampliado de transformação das relações de acumulação capitalista. O estudo evidenciou que a metodologia de trabalho instituída pelo PDE materializa um modelo de organização e de gestão da escola que limita a participação dos agentes escolares à execução de procedimentos gerenciais, destituindo o conceito de uma perspectiva mais política e universal, visando o redimensionamento do poder na sociedade.

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Biografia do Autor

Luís Gustavo Alexandre da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás

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Publicado

31.03.2006

Como Citar

Silva, L. G. A. da. (2006). As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma. Linhas Crí­ticas, 11(21), 265–284. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3253

Edição

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