Menina Ciência – Ciência Menina: Perspectivas docentes sobre mulheres na Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202451733

Palavras-chave:

Mulheres na Ciência, Formação de professores, Prática docente, Ensino de Ciências

Resumo

O presente artigo aborda a sub-representação de mulheres na Ciência e a importância da formação docente para uma prática reflexiva que contribua com a igualdade no âmbito científico. Tem como corpus 24 relatos reflexivos de professores de Ciências Naturais atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas das redes pública e privada de Educação Básica no Brasil. Esses sujeitos participaram on-line, em 2021, do Curso de Formação para professores Menina Ciência – Ciência Menina, realizado pela Universidade Federal do ABC, que versava discussões sobre mulheres cientistas no contexto escolar. O objetivo desta pesquisa é destacar as perspectivas desses sujeitos relacionadas à prática docente e à inserção de mulheres na Ciência. De caráter qualitativo, foram analisados, sob a ótica da Análise Textual Discursiva, 24 relatos reflexivos elaborados pelos cursistas. Os resultados apontam a importância dos processos formativos e da reflexão sobre a prática docente para o desenvolvimento do ensino de Ciências mais igualitário.

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Biografia do Autor

Ludmylla Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2017). Doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC. Membro do Grupo de Pesquisa em Inovação no Ensino de Ciências e na Formação de Professores, da Universidade Federal do ABC. E-mail: ludmylla.ribeiro@ufabc.edu.br

Débora de Cássia Gomes Cruz, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2010). Mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática – UFABC. Membro do Grupo de Pesquisa em Inovação no Ensino de Ciências e na Formação de Professores, da Universidade Federal do ABC. E-mail: cassia.gomes@ufabc.edu.br

Maria Inês Ribas Rodrigues, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Doutora em Educação - Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006). Professora titular do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Inovação no Ensino de Ciências e na Formação de Professores, da Universidade Federal do ABC. E-mail: mariaines.ribas@ufabc.edu.br

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Publicado

13.11.2024

Como Citar

Santos, L. R. dos, Cruz, D. de C. G., & Rodrigues, M. I. R. (2024). Menina Ciência – Ciência Menina: Perspectivas docentes sobre mulheres na Ciência. Linhas Crí­ticas, 30, e51733. https://doi.org/10.26512/lc30202451733

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