Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás

Autores/as

  • Marilia Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3195

Palabras clave:

Gestão escolar;, Ensino fundamental;

Resumen

O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre os impactos de uma proposta de gestão em escolas fundamentais brasileiras, denominada Plano de Desenvolvimento da Escola. A investigação mostra como a proposta materializou-se nas escolas, analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Embora ancorada por princípios de autonomia e de participação, a proposta imprime uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Os resultados apontam que algumas escolas tendem a privilegiar a proposta estratégica, em detrimento do projeto político pedagógico da escola.   

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Publicado

2004-07-31

Cómo citar

Fonseca, M. (2004). Impactos do Plano de Desenvolvimento da escola da gestão do ensino fundamental de Goiás. Linhas Críticas, 10(18), 135–144. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3195

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