O currículo-imagem do videoclipe: educando olhares para diferenças de gênero e sexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202244188

Palavras-chave:

Currículo, Educação Estética, Videoclipe, Filosofia da Diferença, Gênero

Resumo

O que pode uma imagem? Inspirado em Deleuze e Guattari e nas teorias pós-críticas de currículo, objetivo, por meio de uma cartografia, compreender como o videoclipe Viðrar vel til loftárása, da banda Sigur Rós, proporciona uma experiência estética na educação do olhar para as diferenças de gênero e de sexualidade. Concluo argumentando que o currículo-imagem não apenas reconhece nossa capacidade de compreender cognitivamente o mundo ao nosso redor, com suas lógicas e medidas, mas também entende que os afetos são fundamentais para que possamos adentrar na superfície da alteridade, reconhecendo as diferenças, nutrindo-nos de uma participação mais criativa nas relações com o outro.

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Biografia do Autor

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2020). Doutorando em Educação pela UFPB. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (UFRPE/CNPq) e do Ensaio – Vida, Pensamento e Escrita em Educação (UFPB/CNPq). E-mail: ateneu7@gmail.com

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Publicado

24.08.2022

Como Citar

Silva Junior, A. O. da. (2022). O currículo-imagem do videoclipe: educando olhares para diferenças de gênero e sexualidade. Linhas Crí­ticas, 28, e44188. https://doi.org/10.26512/lc28202244188

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