Avaliação em larga escala e qualidade: dos enquadres regulatórios aos caminhos alternativos

Autores

  • Ivanildo Amaro de Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4920

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Qualidade, Regulação, Performatividade, Responsabilização

Resumo

As avaliações em larga escala consolidam-se como “coluna vertebral” da busca pela qualidade da educação básica, utilizando-se de testes aplicados nacionalmente, priorizando o desempenho cognitivo dos estudantes. O objetivo deste artigo é discutir as implicações que estas avaliações têm provocado no cotidiano escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, apresentamos aqui alguns captados em uma escola de Duque de Caxias e outra de Nova Iguaçu, redes municipais de educação localizadas na Baixada Fluminense-RJ. Os achados indicam um contexto de ambiguidades nas escolas: redução curricular, práticas neotecnicistas, responsabilização de professores, foco em resultados.

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Biografia do Autor

Ivanildo Amaro de Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Adjunto do Departamento de Formação de Professores da FEBF/UERJ (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Comunicação e Cultura das Periferias Urbanas - FEBF/UERJ. Coordenador do Grupo de Estudos de Pesquisa em Currículo, Avaliação e Trabalho Pedagógico - GEPACT (UERJ/CNPQ)

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Publicado

14.02.2017

Como Citar

Araujo, I. A. de. (2017). Avaliação em larga escala e qualidade: dos enquadres regulatórios aos caminhos alternativos. Linhas Crí­ticas, 22(48), 462–479. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4920

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