A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló"

Autores/as

  • Amaralina Miranda de Souza

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3173

Palabras clave:

Informática educativa;, Educação especial;, Deficiência mental;, Software educativo;, Recurso pedagógico;, Hércules e Jiló

Resumen

Trata-se de um ambiente de aprendizagem multimídia de caráter cooperativo, recomendado para alunos com necessidades educacionais especiais em nível de alfabetização por apresentarem deficiência mental. O software denominado "Hércules e Jiló" pretende estimular o aluno mediante múltiplos recursos, buscando a interação entre o virtual e o real, objetivando a alfabetização científica, matemática, lingüística, social e informática. Está baseado em cinco dimensões ”” de conteúdo, didática, cognitiva, lúdica e interativa ”” interdependentes e complementares, que se relacionam de maneira dialética. O mesmo foi concebido para servir de apoio pedagógico ao professor. Baseia-se em princípios cognitivo-construtivista.s e está centrado em uma série de atividades que se dividem em duas categorias: 1 ”” para montar e jogar; 2 ”” interativas e virtuais. As atividades abordam o tema dos seres vivos. Foi. Desenvolvido com profissionais de educação, psicologia, informática e desenho industrial. Foi objeto de tese de doutoramento realizada na UNED/Espanha.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2003-10-31

Cómo citar

Souza, A. M. de. (2003). A informática educativa aplicada à educação especial: o software educativo "Hércules e Jiló". Linhas Críticas, 9(17), 233–248. https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3173

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.