Apresentação: Educação Especial Inclusiva

Autores

  • Amaralina Miranda de Souza Universidade de Brasília - UnB
  • Fátima Lucilia Vidal Rodrigues Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3718

Resumo

A educação brasileira tem sentido os reflexos dos movimentos mundiais e nacionais, os quais exigem uma ação inclusiva nas políticas públicas. Por anos, a educação no nosso país não considerou a diversidade de educandos como uma possibilidade de enriquecimento, oxigenação e estímulo para uma prática docente comprometida com a alteridade e o desenvolvimento sustentável inclusivo em nossas escolas. Após um longo período de ações integracionistas, nas quais o outro precisou ser adaptado ao espaço escolar, vemos surgir ações de caráter inclusivo que exigem condições de acessibilidade, aprendizagem e permanência de todos os educandos na escola. Nessa perspectiva, a escola precisa adequar-se aos sujeitos, e não o inverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaralina Miranda de Souza, Universidade de Brasília - UnB

Amaralina Miranda de Souza, doutora em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Educación à Distancia - UNED, Espanha. Professora do Departamento de Teoria de Fundamentos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Publicação recente: La informática educativa para la enseñanza especial e inclusiva: el software educativo Hércules y Jiló (In: ALONSO, Catalina; GALLEGO, Domingo. Innovación y Gestión del Talento organizado. Madrid, EBS - Business School, 2011). E-mail: amara@unb.br.

Fátima Lucilia Vidal Rodrigues, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Atua na área de Educação Inclusiva, aprendizagem, psicose e autismo. Publicação recente: Educação e Função Paterna (Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008) em co-organização com Roselene Gurski.

Downloads

Publicado

13.12.2011

Como Citar

Souza, A. M. de, & Rodrigues, F. L. V. (2011). Apresentação: Educação Especial Inclusiva. Linhas Crí­ticas, 17(33), 217–220. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3718

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial Inclusiva