Psicopedagogia e fracasso escolar

Autores/as

  • Adriana Mabel Fresquet

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3093

Palabras clave:

Psicopedagogia, Fracasso escolar;, Zona de desenvolvimento proximal;, Funções psicopedagógicas;, lntersubjetividade;, Necessidades educacionais especiais

Resumen

O trabalho visa analisar a relação que existe entre a psicopedagogia e o fracasso escolar, enfatizando as possibilidades de ação daquela para evitar o insucesso na escola. Desde uma abordagem histórico-cultural, aprofunda-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tentando explicar o espaço de ação intersubjetivo que carateriza a tarefa psicopedagógica, que vá além da dualidade professor-"aluno", para tornar-se num espaço de intersubjetividade social professor-"alunos". Nessa direção, o texto revisa o objeto de estudo da psicopedagogia, faz um breve histórico das dificuldades da aprendizagem, propõe novos termos para. as funções psicopedagógicas, definindo o seu campo de ação e os possíveis efeitos na escola, valorizando o espaço das necessidades educacionais especiais.   

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Publicado

2003-07-31

Cómo citar

Fresquet, A. M. (2003). Psicopedagogia e fracasso escolar. Linhas Críticas, 9(16), 45–62. https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3093

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