Psicopedagogia e fracasso escolar
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i16.3093Palavras-chave:
Psicopedagogia, Fracasso escolar;, Zona de desenvolvimento proximal;, Funções psicopedagógicas;, lntersubjetividade;, Necessidades educacionais especiaisResumo
O trabalho visa analisar a relação que existe entre a psicopedagogia e o fracasso escolar, enfatizando as possibilidades de ação daquela para evitar o insucesso na escola. Desde uma abordagem histórico-cultural, aprofunda-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tentando explicar o espaço de ação intersubjetivo que carateriza a tarefa psicopedagógica, que vá além da dualidade professor-"aluno", para tornar-se num espaço de intersubjetividade social professor-"alunos". Nessa direção, o texto revisa o objeto de estudo da psicopedagogia, faz um breve histórico das dificuldades da aprendizagem, propõe novos termos para. as funções psicopedagógicas, definindo o seu campo de ação e os possíveis efeitos na escola, valorizando o espaço das necessidades educacionais especiais.
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