A experiência de cooperação entre o Brasil e o Banco Mundial Redefinindo o papel da educação e do professor

Autores/as

  • Marília Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2888

Palabras clave:

Assistência internacional;, Formação do professor;, Ensino básico

Resumen

O presente texto analisa as orientações políticas definidas pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial) para a formação e desempenho do professor de ensino básico. Para tanto, examina os documentos políticos do Banco para a educação brasileira ao longo de 30 anos, assim como os textos que orientam seus projetos de financiamento desenvolvidos em parceria com o governo federal e alguns Estados brasileiros. Mostra como o Banco se empenha em fomentar novos métodos de organização e gestão escolar no âmbito do ensino básico. Comenta a base gerencialista' dessa reorganização institucional e suas conseqüências para a nova concepção de qualidade da escola, medida pela sua produtividade, onde o professor se insere como aplicador de técnicas e métodos racionais de ensino.   

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Publicado

2002-10-30

Cómo citar

Fonseca, M. (2002). A experiência de cooperação entre o Brasil e o Banco Mundial Redefinindo o papel da educação e do professor. Linhas Críticas, 7(12), 85–98. https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2888

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