As representações sociais de crianças negras sobre a cor em contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33513

Palavras-chave:

Representação social, Crianças negras, Cor da pele

Resumo

Este estudo investiga as representações sociais de crianças negras sobre a cor da pele em contexto escolar. A metodologia é de abordagem qualitativa por meio de grupo focal com 17 crianças de uma escola pública de Bragança (PA). Os resultados revelam representações sociais por gradações de cor, demonstrando estereótipos raciais, invisibilização do negro e aproximação com o racismo. Contudo, ensaiam comportamentos antirracistas e identidade positiva sobre ser negro. Portanto, os discursos e atitudes das crianças delimitam práticas de valorização de negros e brancos pela elaboração de identidades e pertencimento racial, assim como invisibilidade da cor em outros discursos.

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Biografia do Autor

Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Universidade Federal do Pará, Brasil

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPLSA/UFPA). Especialização em andamento em Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA). E-mail: matheus.correa112@gmail.com

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA/UFPA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). E-mail: rakelamorim@yahoo.com.br

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Publicado

23.10.2020

Como Citar

do Rosário Corrêa, A. M., & Amorim dos Santos, R. (2020). As representações sociais de crianças negras sobre a cor em contexto escolar. Linhas Crí­ticas, 26, e33513. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33513

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