Projetos de extensão e políticas de inclusão social nas universidades federais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202241341

Palavras-chave:

Projetos de Extensão, Política Pública, Inclusão Social, Representatividade, Universidade Pública

Resumo

Este artigo objetiva investigar como as universidades estão inserindo a inclusão social em seus projetos de extensão, a partir de pesquisa exploratória dos projetos de extensão de três universidades federais do Sul do Brasil. Caracterizado como um estudo quali-quantitativo, documental e exploratório, este artigo apontou como resultados a baixa ou nenhuma representatividade de projetos de extensão destinados às pessoas indígenas, idosos, população LGBTQIA+ e população negra. Portanto, é mister a ampliação dos projetos de extensão nas universidades pesquisadas destinados para tais grupos sociais, para que de fato a universidade se estabeleça enquanto instituição democrática, plural e inclusiva.

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Biografia do Autor

Karina Marcelino, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Mestra em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) (2020). Doutoranda em Administração pela Udesc. Assistente em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: karinamarcelinoo@gmail.com

Monica Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Mestra em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2014). Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pedagoga na UFSC. E-mail: monicapedrozo@gmail.com

Bruna Hamerski, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (2021). Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Bolsista voluntária do Grupo de Pesquisa em Estado, Democracia e Administração Pública (GEDAP) e Núcleo de Pesquisa em Gestão Municipal (Capacidades Estatais, Federalismo e Administração Pública para o desenvolvimento da América Latina) (NUPEGEM). E-mail: brunahamerski94@gmail.com

Mário Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina. Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (2019). Membro da Comissão do Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina. Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: mcbmstrategos@gmail.com

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Publicado

23.03.2022

Como Citar

Marcelino, K., Gonçalves, M. ., Hamerski, B. ., & Moraes, M. . (2022). Projetos de extensão e políticas de inclusão social nas universidades federais brasileiras. Linhas Crí­ticas, 28, e41341. https://doi.org/10.26512/lc28202241341

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