Parfor and training of basic education teachers

obstacles and potentialities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24977

Keywords:

Educational policies, Teacher formation, Parfor

Abstract

As a proposal of teacher formation policy through collaboration between the Union and federal entities, the National Training Plan of Basic Education Teachers (Parfor) has been in existence for a decade. But its continuity was obstructed by the Decree nº 8.752/2016, with its courses still ongoing and research focused on it still being undertaken. The documents analyzed here - doctoral theses and the scientific report of a research group - point to a wealth of data, at times contradictory, which forces one to think out dialectically the reality of the courses offered within the scope of Parfor, while considering their negative aspects and their potentialities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriano de Melo Ferreira, Universidade Estadual de Goiás, Brasil

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação Biologia -, Mestre em Biologia e Doutor em Educação, trabalha com a formação de professores em cursos de Licenciatura em Biologia e Química da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuando como professor de Estágio Supervisionado e de disciplinas da área pedagógica. Também é professor efetivo da Rede Estadual de Educação Básica de Goiás. E-mail: adrianoplants@yahoo.com.br

Iria Brzezinski, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil

Graduada em Ciências Sociais e Pedagogia (UFPR), Mestre em Educação (UnB), Doutora em Educação (USP). Estágio Pós-Doutoral. Professora titular da PUC Goiás, Coordenadora do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Políticas Educacionais e Gestão Escolar". Professora aposentada pela UnB. Sócia fundadora da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Bolsista produtividade CNPq Nível 1. E-mail: iriaucg@yahoo.com.br

References

Amorim, I. B. de. (2013). Entre casulo e asa: Diálogos e movimentos dos selves de professoras-estudantes no contexto da formação no PARFOR. (Tese de Doutorado). Universidade Católica do Salvador, Salvador, BA, Brasil.

Bastos, A. F. B. de O. (2015). Análise da implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica em estados da região Norte do Brasil. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Brzezinski, I. (1996). Formação de professores – Concepção básica no movimento de reformulações curriculares. In I. Brzezinski (Org.), Formação de professores: Um desafio (pp. 13-28). Editora UCG.

Brzezinski, I. (2012). Observatório da formação e valorização docente: Configurações e impactos da implementação dos Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente do Magistério. Relatório Técnico Final. http://www.gppege.org.br/ArquivosUpload/1/file/Relat%C3%B3rio%20de%20Pesquisa%20CNPQ%202013.PDF

Brzezinski, I. (2014). Sujeitos sociais coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: Contradições vs. conciliações. Educação & Sociedade, Campinas, 35(129), 1241-1259. https://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01241.pdf

Brzezinski, I. (Org.). (2006). Formação de profissionais da educação (1997-2002). MEC/INEP. http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/489630

Brzezinski, I. (Org.). (2011). Anfope em movimento 2008-2010 (Biblioteca Anfope). Liber Livro/Anfope/Capes.

Casa Civil. (1996). Lei n. 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. República Federativa do Brasil. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

Casa Civil. (2009). Decreto n. 6.755, de 29 de Janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. República Federativa do Brasil. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/Decreto/D6755.htm

Casa Civil. (2016). Decreto n. 8.752, de 09 de Maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica. República Federativa do Brasil. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm

Comissão Organizadora Nacional da Conferência Nacional de Educação. (2010). Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação. Documento final. República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. http://pne.mec.gov.br/images/pdf/CONAE2010_doc_final.pdf

D’ávila, J. L. (2014). O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) no Estado de Mato Grosso do Sul: Produto de desenvolvimento do Estado. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Ferreira, A. de M. (2013). A inovação nas políticas educacionais no Brasil: Universidade e formação de professores. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Franco, M. L. P. B. (2005). Análise de conteúdo (2a ed., Série Pesquisa, Vol. 6). Liber Livro.

Jesus, M. L. T. B. de. (2014). O valor simbólico do diploma de nível superior: Um estudo sobre os percursos formativos das professoras da primeira turma de pedagogia UFBA/PARFOR (2010-2013). (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Machado, C. B. (2014). A política nacional de formação de professores da educação básica: A implementação do Parfor-presencial no Estado da Bahia tendo como pressuposto o regime de colaboração. (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Monteiro, M. de F. e C. (2014). Discurso, identidade e agentividade de professores de L2 no PARFOR/AM: Um estudo à luz do Letramento Crítico (LC). (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Moraes, V. R. de. (2014). Políticas de formação de professores: Impactos do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) e a atipicidade do Distrito Federal (2009-2013). (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Mota, M. É. B. (2015). O habitus acadêmico: O curso de Pedagogia do PARFOR – URCA e sua influência na ação docente dos alunos-professores. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Oliveira, S. M. M. (2014). O ensino de ciências naturais nos anos iniciais: Concepções e práticas pedagógicas dos docentes em formação pelo Parfor/Pedagogia/UFPA. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Paim, A. V. F. (2013). Atos de Currículo e re-existências epistemológicas e formativas: Um olhar crítico-hermenêutico sobre a formação de professores em atuação. (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Perrenoud, P. (1993). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação – Perspectivas sociológicas. Publicações Dom Quixote.

Reis, L. P., Jr. (2014). Tramas de subjetivação: Analítica da fabricação do Parfor – Pedagogia – Campus Bragança/UFPA. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Schön, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo – Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Artmed.

Souza, V. C. S. (2014). Política de formação de professores para a educação básica: A questão da igualdade. Revista Brasileira de Educação, 19(58), 629-653. https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006

Souza, V. C. S. (2015). Entre o explícito e o latente: Revelações do Parfor e do Sinaes sobre a qualidade dos cursos de pedagogia. (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Tolstói, L. N. (1988). Obras Pedagógicas. Edições Progresso. (Extratos de cartas e diários de Tolstói escritos entre 1887 e 1895 e publicados originalmente em 1902).

Published

2020-08-18

How to Cite

de Melo Ferreira, A., & Brzezinski, I. (2020). Parfor and training of basic education teachers: obstacles and potentialities. Linhas Críticas, 26, e24977. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24977

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.