Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8221

Palavras-chave:

Método, Análise temática dialógica, Pesquisa qualitativa, Dialogismo

Resumo

Este artigo pretende exemplificar a utilização do Método da Análise Temática Dialógica a partir de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a produção de significados das concepções de gênero em professores, por meio de suas narrativas de história de vida. A partir dos dados produzidos foram identificados os temas e subtemas recorrentes nas narrativas e construídos os mapas de significados, os quais evidenciaram que: (a) as concepções de gênero do/as professor/as participantes da pesquisa são variadas e correlacionam-se com as concepções difundidas socialmente, e (b) os elementos constitutivos religião, família, formação e profissão apareceram amalgamados nas dinâmicas de significação nas concepções de gênero dos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02.02.2018

Como Citar

Silva, C. C. da, & Borges, F. T. (2018). Análise Temática Dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas. Linhas Crí­ticas, 23(51), 245–267. https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8221

Edição

Seção

Dossiê: Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.