Parfor e formação de professores para educação básica

obstáculos e potencialidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24977

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Formação docente, Parfor

Resumo

Enquanto política de formação docente a ser executada sob o regime de colaboração entre a União e entes federados, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) completou uma década. Mas sua continuidade foi tolhida pelo decreto nº 8.752/2016, enquanto seus cursos ainda estão vigentes e pesquisas sobre ele são realizadas. Os documentos aqui analisados - teses de doutorado e relatório científico de um grupo de pesquisa - apontam para uma riqueza de dados, às vezes contraditórios, que nos tensionam a pensar dialeticamente a realidade dos cursos no âmbito do Parfor, considerando seus aspectos negativos, mas também suas potencialidades.

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Biografia do Autor

Adriano de Melo Ferreira, Universidade Estadual de Goiás, Brasil

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação Biologia -, Mestre em Biologia e Doutor em Educação, trabalha com a formação de professores em cursos de Licenciatura em Biologia e Química da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuando como professor de Estágio Supervisionado e de disciplinas da área pedagógica. Também é professor efetivo da Rede Estadual de Educação Básica de Goiás. E-mail: adrianoplants@yahoo.com.br

Iria Brzezinski, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil

Graduada em Ciências Sociais e Pedagogia (UFPR), Mestre em Educação (UnB), Doutora em Educação (USP). Estágio Pós-Doutoral. Professora titular da PUC Goiás, Coordenadora do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Políticas Educacionais e Gestão Escolar". Professora aposentada pela UnB. Sócia fundadora da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope). Bolsista produtividade CNPq Nível 1. E-mail: iriaucg@yahoo.com.br

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Publicado

18.08.2020

Como Citar

de Melo Ferreira, A., & Brzezinski, I. (2020). Parfor e formação de professores para educação básica: obstáculos e potencialidades. Linhas Crí­ticas, 26, e24977. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24977

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