Seeking a possible technical training in the rural education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4882

Keywords:

Rural education, Technical education, Adult education, World of the work

Abstract

This study explores the relation between rural and technical education (EP), taking into account the constant changes in the work field, as well as the dilemmas and perspectives of the human formation in the rural area. This demand challenges the expansion of the federal education system and the possibilities of the education based on the alternation education and learning model, at the Proeja´s courses, in the federal institutes’ campuses. Thus, this study builds on studies on popular education, work and education, adult education (EJA), and the praxis as the foundational category that mobilizes reflections and actions towards other ways of offering EJA integrated with EP in the rural areas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (2005). Professora adjunta da Universidade Federal do ES. Integra a linha de pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do PPGE/CE/UFES e coordena o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação. Integra o grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na cidade e no campo (líder). Publicou o artigo: Sobre a experiência de formação de educadores do campo. In: Jane Paiva; Inês B. de Oliveira. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Imagens. Rio de Janeiro: DPetAlii, 2011. oliveiraedna@yahoo.com.br

Iraldirene Ricardo de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina. Especialização em Pedagogia Empresarial pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Madre Gertrudes de São José". Exerceu a Função de Diretora da Escola Municipal de Primeiro e Segundo Graus "Antônio Valesini" no período de 2001 a 2004. Atuou como Professora da Rede Municipal de Ensino de 1992 a 1994 e Professora da Rede Estadual de 1992 a 1995. Desempenhou a função de Supervisora Escolar do Colégio Universitário da Universidade Federal de Viçosa no período de 1996 a 1998. Graduou-se no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos em 2010 pela Universidade Norte do Paraná. Concluiu a Especialização em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Cândido Mendes em 2013. É servidora efetiva do quadro de pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo campus de Santa Teresa/ES, no cargo de Pedagogo/Supervisão Pedagógica, desde 01 de novembro de 1994. Atualmente é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

References

ANTUNES, Ricardo. Anotações sobre capitalismo recente e a reestruturação produtiva no Brasil. In: ______.; SILVA, Maria Aparecida Moraes (Org.).O Avesso do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004. p. 13-27.

______. As dimensões da crise no mundo do trabalho. In: XXII Congresso Brasileiro de Estudantes de Medicina. Saúde e educação em tempos de crise: reconstruindo bandeiras. 2010. Natal. Anais Caderno de Textos. 2010. p. 22-25. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/24478755/Caderno-de-textos#scribd>. Acesso em: 23 abr. 2015.

______; ALVES, Giovanni. As mutações do mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 335-351, maio-ago. 2004.

______; DRUCK, Graça. A epidemia da terceirização. In: ______.(Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil III. São Paulo: Boitempo, 2014. p. 13-24.

ASA BRASIL. Semiárido. 2015. Disponível em: <http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_MENU=105> Acesso em: 24 abr. 2015.

BRASIL. Decreto 5.154/2004de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004.

______. Decreto 5.478/2005de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das Instituições Federais de Educação Tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Brasília, 2005.

______. Decreto nº 5.840 de 13 de julho 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Brasília, 2006.

______. Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 2012.

______. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Ensino Médio. Documento Base. Brasília, 2007.

______. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.

______. Expansão da Rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica. Brasília: 2015. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=2>. Acesso em: 14 abr. 2015.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento. In: ______; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 546-533.

CIAVATTA, Maria. Formação Profissional para o trabalho incerto: um estudo comparativo Brasil, México e Itália. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e Crise do Trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 100-137.

COSTA, Nívia Barreto Ferreira. Relatório PROEJA Alternância. Santa Inês, 2013.

DOURADO, José Aparecido Lima. Projetos desenvolvimentistas nas terras do sem-fim: expansão do agronegócio e precarização do trabalho no semiárido baiano. Sociedade & Natureza, Uberlândia v. 26, n. 1, p. 7-23. jan-abr. 2014.

FRANÇA, Dalva Mendes de. Vivências da pedagogia do movimento em escolas de assentamentos - MST/ES. 2013. (271f). Dissertação (Mestrado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, 2013.

FRANÇA, Dalva Mendes de. Entrevista. 20 de julho de 2015. Entrevista concedida a Iraldirene Ricardo de Oliveira.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

___________. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

______. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FRIGOTO, Gaudêncio. Educação e Crise do Trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

______. Globalização e Crise do Emprego: Mistificações e Perspectivas da Formação Técnico-Profissional. Boletim Técnico do Senac. v. 25, n. 2, maio-ago. 1999. p. 30-45. Disponível em:<http://www.oei.es/n4132.htm> . Acesso em 03 abr. 2015.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Projeto Pedagógico de Curso do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/Proeja na Metodologia da Alternância. Santa Inês, Bahia, 2012.

______. Relato de Experiência. Santa Inês, Bahia, 2013.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ. Plano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado com o Ensino Médio Modalidade de Educação de Jovens e Adultos com Alternância Pedagógica e Enfoque Agroecológico. Castanhal, 2013.

MANFREDI, Silvia Maria. Trabalho, profissão e escolarização: revisitando conceitos. In: ______. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 31-60.

MST. Boletim da Educação MST. II Encontro Nacional de Educadores e educadoras da Reforma Agrária - II ENERA. n.12. Textos para estudo e debate. Secretaria Nacional do MST, São Paulo: Editora Expressão Popular, 2012.

PACHECO, Eliezer. Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Fundação Santillana. Brasília: Editora Moderna, 2012.

PEREIRA, Mônica Cox de Brito. Revolução verde. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 687-706.

KONDER; Leandro. O futuro da filosofia da praxis: o pensamento de Marx no século XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

RIBEIRO, M. Contradições na relação trabalho-educação do campo: a Pedagogia da Alternância. Trabalho & Educação. vol.17. n. 2. maio /jago 2008.

STÉDILE; João Pedro. Questão Agrária. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 641-646.

VITORETTE, Jaqueline Maria Barbosa. A não consolidação do Proeja como política pública de estado. 2014. (230 f). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Goiás, 2014.

Published

2017-02-14

How to Cite

Oliveira, E. C. de, & Oliveira, I. R. de. (2017). Seeking a possible technical training in the rural education. Linhas Críticas, 22(48), 300–323. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4882

Issue

Section

Dossiê 2016 - Educação do Campo e Indígena

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.