Alfabetização como ato de conhecimento em Freire: escrita e leitura de mundo

Autores

  • Edna Castro de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3998

Palavras-chave:

Paulo Freire, Alfabetização de jovens e adultos, Aquisição da escrita, Leitura do mundo

Resumo

O texto tem como objetivo analisar criticamente a proposta inicial de alfabetização de adultos de Freire, fundamentando-a em princípios linguísticos e filosóficos. Toma como base empírica a produção escrita de um grupo de alfabetizandos para análise do processo de aquisição da escrita e da leitura do mundo evidenciada em seus textos. Uma das contribuições deste trabalho é a análise crítica da concepção de escrita de Freire como ato criador, um dos aspectos mais intrigantes de sua teoria do conhecimento na relação com o papel dos alfabetizandos como sujeitos criadores.

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Biografia do Autor

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Edna Castro de Oliveira,doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense e Professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo. Integra a linha de pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Integra o grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na cidade e no campo. Publicou o artigo: Sobre a experiência de formação de educadores do campo. In: Jane Paiva; Inês B. de Oliveira. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Imagens.Rio de Janeiro: DPetAlii, 2011.

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Publicado

10.09.2012

Como Citar

Oliveira, E. C. de. (2012). Alfabetização como ato de conhecimento em Freire: escrita e leitura de mundo. Linhas Crí­ticas, 18(37), 505–527. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3998

Edição

Seção

Dossiê: Educando com Paulo Freire

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