Educação de jovens e adultos, aprendizagem e criatividade

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29207

Palavras-chave:

Aprendizagem, Constituição da subjetividade, Criatividade, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a criatividade é produzida e expressada nas produções subjetivas de um aluno da educação de jovens e adultos nos processos de aprendizagem. Procuramos compreender a educação de jovens e adultos nas suas idiossincrasias pedagógicas e culturais a partir da Teoria da Subjetividade de González Rey. Como metodologia, utilizamos a Metodologia Construtivo-Interpretativa. O caso discutido evidencia a importância da criatividade e da imaginação como funções de desenvolvimento subjetivo, relacionadas ao desenvolvimento de sentidos subjetivos de individualização e visão de futuro, em relação aos processos de aprendizagem em diferentes espaços.

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Biografia do Autor

Isabella Kessler de Azambuja, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), faz parte do grupo de pesquisa Formação Docente, Inclusão e Processos de Aprendizagem/CNPq (FIPA) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI). E-mail: isabella.k.azambuja@gmail.com

Marlene Rozek, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI) na PUCRS. E-mail: marlene.rozek@pucrs.br

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Publicado

05.10.2020

Como Citar

Kessler de Azambuja, I., & Rozek, M. (2020). Educação de jovens e adultos, aprendizagem e criatividade: um estudo de caso. Linhas Crí­ticas, 26, e29207. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29207

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