Mapeamento de fatores de risco e de proteção psicossocial no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243443

Palavras-chave:

Estudante universitário, Condições para aprendizagem, Saúde mental

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo mapear os fatores de risco e de proteção psicossociais percebidos por estudantes universitários. Participaram desta pesquisa qualitativa 389 estudantes de 26 instituições públicas e privadas. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas quatro categorias: 1) Relações interpessoais e suporte social; 2) Políticas Educacionais e Suporte Institucional; 3) Níveis de exigência e produtividade; 4) Escolha profissional. A pesquisa indica a prevalência de fatores de risco e a necessidade de ações de prevenção que alcancem a complexidade do ambiente universitário.

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Biografia do Autor

Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB) (2018). Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Professor Adjunto do Centro Universitário de Brasília. E-mail: prof.carlos.manoel@gmail.com

Dionne Rayssa Cardoso Correa, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB) (2020). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB. E-mail: cardosorayssad@gmail.com

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Publicado

17.10.2022

Como Citar

Rodrigues, C. M. L., & Correa, D. R. C. (2022). Mapeamento de fatores de risco e de proteção psicossocial no ensino superior. Linhas Crí­ticas, 28, e43443. https://doi.org/10.26512/lc28202243443