Mapeamento de fatores de risco e de proteção psicossocial no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243443

Palavras-chave:

Estudante universitário, Condições para aprendizagem, Saúde mental

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo mapear os fatores de risco e de proteção psicossociais percebidos por estudantes universitários. Participaram desta pesquisa qualitativa 389 estudantes de 26 instituições públicas e privadas. A partir da análise de conteúdo, foram identificadas quatro categorias: 1) Relações interpessoais e suporte social; 2) Políticas Educacionais e Suporte Institucional; 3) Níveis de exigência e produtividade; 4) Escolha profissional. A pesquisa indica a prevalência de fatores de risco e a necessidade de ações de prevenção que alcancem a complexidade do ambiente universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB) (2018). Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Professor Adjunto do Centro Universitário de Brasília. E-mail: prof.carlos.manoel@gmail.com

Dionne Rayssa Cardoso Correa, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB) (2020). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB. E-mail: cardosorayssad@gmail.com

Referências

Abreu, M. K. A., & Ximenes, V. M. (2020). Permanência de estudantes pobres nas universidades públicas brasileiras: uma revisão sistemática. Psicologia da Educação, (50), 18-29. http://doi.org/10.5935/2175-3520.20200003

Amparo, D. M., Galvão, A. C. T., Alves, P. B., Brasil, K. T., & Koller, S. H. (2008). Adolescentes e jovens em situação de risco psicossocial: redes de apoio social e fatores pessoais de proteção. Estudos de Psicologia, 13(2), 165-174. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2008000200009

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). (2019). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf

Ball, S. J. (2005). Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, 35(126), 539-564. https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Barroso, S. M., Oliveira, N. R., & Andrade, V. S. (2019). Solidão e Depressão: Relações com Características Pessoais e Hábitos de Vida em Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, e35427. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35427

Bianchetti, L., Zuin, A. A., & Ferraz, O. (2018). Publique, apareça ou pereça: produtivismo acadêmico, pesquisa administrativa e plágio nos tempos da cultura digital. Editora da Universidade Federal da Bahia.

Brasil. (2010). Decreto n.º 7.234, de 19 de julho de 2010 (Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm

Cristo, F., Farias, I. M. S. U., Cavalcante, A. C., Medeiros, A. L. G., Lima, G. D. O., & Diogo, W. F. Q. (2019). O ensino superior e suas exigências: consequências na saúde mental dos graduandos. Trabalho (En)Cena, 4(2), 485-505. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P485

Cuijpers, P., Auerbach, R. P., Benjet, C., Bruffaerts, R., Ebert, D., Karyotaki, E., & Kessler, R. C. (2019). The World Health Organization World Mental Health International College Student initiative: An overview. International Journal of Methods in Psychiatric Research, 28(2), e1761. https://doi.org/10.1002/mpr.1761

Fleiss, J. L. (1971). Measuring nominal scale agreement among many raters. Psychological bulletin, 76(5), 378. https://doi.org/10.1037/h0031619

Fleiss, J. L. (1981). Statistical methods for rates and proportions. John Wiley & Sons.

Flett, G., Khan, A., & Su, C. (2019). Mattering and psychological well-being in college and university students: Review and recommendations for campus-based initiatives. International Journal of Mental Health and Addiction, 17(3), 667-680. https://doi.org/10.1007/s11469-019-00073-6

Graner, K. M., & Cerqueira, A. T. A. R. (2019). Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 24(4), 1327-1346. https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017

Hahn, M. S., Ferraz, M. P. T., & Giglio, J. S. (1999). A saúde mental do estudante universitário: sua história ao longo do Século XX. Revista Brasileira de Educação Médica, 23(2-3), 81-89. https://doi.org/10.1590/1981-5271v23.2-3-011

Haliwa, I., Spalding, R., Smith, K., Chappell, A., & Strough, J. (2020). Risk and protective factors for college students’ psychological health during the COVID-19 pandemic. Journal of American college health, 1-5. https://doi.org/10.1080/07448481.2020.1863413

Harrer, M., Adam, S. H., Baumeister, H., Cuijpers, P., Karyotaki, E., Auerbach, R. P., Kessler, R. C., Bruffaerts, R., Berking, M., & Ebert, D. D. (2019). Internet interventions for mental health in university students: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Methods in Psychiatric Research, 28(2), e1759. https://doi:10.1002/mpr.1759

Hefner, J., & Eisenberg, D. (2009). Social support and mental health among college students. American Journal of Orthopsychiatry, 79(4), 491-499. https://doi.org/10.1037/a0016918

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2021). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf

Kahn, M., Solomon, P., & Treglia, D. (2019). Risk and protective factors explaining first-year college adjustment. Journal of The First-Year Experience & Students in Transition, 31(1), 29-50. https://www.ingentaconnect.com/contentone/fyesit/fyesit/2019/00000031/00000001/art00002

Lameu, J. N., Salazar, T. L., & Souza, W. F. (2016). Prevalência de sintomas de stress entre graduandos de uma universidade pública. Psicologia da Educação, (42), 13-22. https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150021

Lantyer, A., Varanda, C., Souza, F., Padovani, R., & Viana, M. (2016). Ansiedade e qualidade de vida entre estudantes universitários ingressantes: avaliação e intervenção. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 18(2), 4-19. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i2.880

Lee, K. (2020). Social support and self-esteem on the association between stressful life events and mental health outcomes among college students. Social Work in Health Care, 59(6), 387-407. https://doi.org/10.1080/00981389.2020.1772443

Lourenço, C. (2017). Avaliação de riscos psicossociais no Ensino Superior. [Tese de doutorado, Instituto Politécnico de Setúbal]. Repositório Comum. http://hdl.handle.net/10400.26/36386

Macêdo, S. (2018). Sofrimento psíquico e cuidado com universitários: reflexões e intervenções fenomenológicas. ECOS – Estudos Contemporâneos da Subjetividade, 8(2), 265-277. http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/2844/1566

Malajovich, N., Vilanova, A., Frederico, C., Cavalcanti, M. T., & Velasco, L. B. (2017). A juventude universitária na contemporaneidade: a construção de um serviço de atenção em saúde mental para estudantes. Mental, 11(21), 356-377. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/mental/v11n21/v11n21a05.pdf

Nogueira-Martins, L. A., & Nogueira-Martins, M. C. F. (2018). Saúde mental e qualidade de vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 7(3), 334-337. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.2086

Oliveira, D. C. D. (2008). Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Revista de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 16(4), 569-576. http://files.bvs.br/upload/S/0104-3552/2008/v16n4/a569-576.pdf

Oliveira, F., Nunes, T., & Antloga, C. (2019). Dinâmica de prazer e sofrimento de estudantes negras de faculdades de Brasília – Epistemicídio, racismo e machismo. Psicologia Revista,28(1), 103-124. https://doi.org/10.23925//2594-3871.2019v28i1p103-124

Padovani, R. C., Neufeld, C. B., Maltoni, J. B., Leopoldo N. F., Souza, W. F., Cavalcanti, H. A. F., & Lameu, J. N. (2014). Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 10(1), 02-10. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20140002

Penha, J. R. L., Oliveira, C. C., & Mendes, A. V. S. (2020). Saúde mental do estudante universitário: revisão integrativa. Journal Health NPEPS, 5(1), 369-395. http://doi.org/10.30681/252610103549

Perez, K. V., Brun, L. G., & Rodrigues, C. M. L. (2019). Saúde mental no contexto universitário: desafios e práticas. Trabalho (En) Cena, 4(2), 357-365. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P357

Pierce, V. S., Haro, A. Y., Ayón, C., & Enriquez, L. E. (2021). Evaluating the effect of legal vulnerabilities and social support on the mental health of undocumented college students. Journal of Latinos and Education, 20(3), 246-259. https://doi.org/10.1080/15348431.2021.1949990

Rodrigues, C. M. L., Faiad, C., & Facas, E. P. (2020). Fatores de Risco e Riscos Psicossociais no Trabalho: Definição e Implicações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 36(spe), e36nspe19. https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe19

Sahão, F. T., & Kienen, N. (2021). Adaptação e saúde mental do estudante universitário: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 25. http://doi.org/10.1590/2175-35392021224238

Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 185-202. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100013

Winzer, R., Lindberg, L., Guldbrandsson, K., & Sidorchuk, A. (2018). Effects of mental health interventions for students in higher education are sustainable over time: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. PeerJ, 6, e4598. https://doi.org/10.7717/peerj.4598

Zubieta, E. (2007). Creencias en la Ética Protestante del Trabajo (EPT) y Competición en estudiantes universitarios. Perspectivas en Psicología, 4(1), 66-72.

Downloads

Publicado

17.10.2022

Como Citar

Rodrigues, C. M. L., & Correa, D. R. C. (2022). Mapeamento de fatores de risco e de proteção psicossocial no ensino superior. Linhas Crí­ticas, 28, e43443. https://doi.org/10.26512/lc28202243443

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.